Resenha Utilização de Vestimentas de Proteção Radiológica
Por: João Sérgio • 1/5/2019 • Trabalho acadêmico • 379 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
O artigo cientifico Utilização de vestimentas de proteção radiológica
para redução de dose absorvida: uma revisão integrativa da literatura, têm como objetivo demonstrar a importância dos equipamentos de segurança contra os raios ionizantes liberados nos processos radiológicos. Buscando assim informar ao leitor a importância das VRP’S (Vestimentas de proteção radiológicas), no qual seu uso é indispensável quando se trata de exposição a radiação.
Vimos que o uso de radiação ionizante vem crescendo nos últimos anos para fins de diagnósticos e terapias, no qual resultou em um aumento significativo na utilização da radiologia. A radiação se faz presente em várias áreas da saúde, sendo as mais conhecidas na mamografia, radioterapia, radiografia convencional, tomografia. Como também está presente na medicina nuclear, onde é utilizada para verificar a fisiologia dos órgãos e dos sistemas do corpo humano.
Sendo assim, é de conhecimento geral que a radiação em interação com o tecido humano pode gerar efeitos biológicos. Onde tais efeitos fora notados na época do descobrimento do raio-x, quando iniciou o surgimento de doenças na pele das pessoas expostas a radiação, levando os pesquisadores e cientistas a busca do fator decorrente.
Com o aumento das doenças e avanço das pesquisas, foi concluído que o uso de algumas vestimentas especiais, onde na sua maioria utiliza-se o chumbo, serviam de proteção contra as doses de radiação antes recebidas pelos profissionais e pacientes. Atualmente é a maneira mais simples, eficaz e de baixo custo para proteção do indivíduo que se expõe de forma prolongada a radiações ionizantes, é chamada de vestimentas de proteção radiológica (VRP). VRP’s são confundidos muitas vezes como EPI’s, onde difere-se de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na norma regulamentadora de número 6, quando é utilizado para proteção de corpo inteiro, incluído o tórax, como o uso dos aventais de chumbo.
De forma geral, esse estudo demonstra a importância da utilização das vestimentas de proteção radiológicas para que seja assim reduzida a exposição dos indivíduos que interage com a radiação. Traz de forma clara resultados de estudos onde esclarece a afirma a eficácia do uso das VPR’s.
REFERÊNCIAS
SORAES, F. A. P.; PEREIRA, A. G.; FLÔR, R. de C. Utilização de vestimentas de proteção radiológicas para redução de dose absorvida: uma revisão integrativa da literatura. Radiologia Brasileira, Mar/Abr, 44(2):97-103, 2011.
...