Resumo de Leucócitos
Por: Gabriel Marinho • 24/10/2016 • Dissertação • 1.756 Palavras (8 Páginas) • 467 Visualizações
RESISTÊNCIA DO CORPO À INFECÇÃO: I – LEUCÓCITOS, GRANULÓCITOS, SISTEMA MONÓCITO- MACROFÁGICO E INFLAMAÇÃO.
ASPECTOS GERAIS
-Corpo humano sempre exposto a agentes infecciosos, na qual muito deles podem produzir anormalidades nas funções fisiológicas ou até mesmo a morte.
-Nossos corpos têm um sistema especial para combater as diferentes infecções e agentes tóxicos.
-Sistema formado por leucócitos e células teciduais derivadas dos leucócitos.
-Este capitulo fala de um dos processos para impedir a doença ( células faladas acima são responsáveis), que é a destruição das bactérias ou dos vírus, por fagocitose.
LEUCÓCITOS
-Também chamados de glóbulos brancos.
-Unidades móveis do sistema de proteção do organismo. São formados, em parte, na medula óssea, por: granulócitos e monócitos e alguns linfócitos . E formados, em parte, no tecido linfoide, por: linfócitos e plasmócitos.
-Após usa formação, são transportados pelo sangue a diversas áreas do corpo, onde são necessários.
-Normalmente são encontrados no sangue 6 tipos: neutrófilos polimorfonucleares, eosinófilos polimorfonucleares, basófilos polimorfonucleares, monócitos, linfócitos e plasmocitos.
-Outro tipo semelhante de leucócitos encontrados na medula óssea: megacariocito (origina as plaquetas).
-Neutrófilos, eosinófilos e basófilos – células polimorfonucleares – têm aparência granular (Granulócitos).
-Os granulócitos e os monócitos protegem o individuo contra microorganismos invasores, principalmente ao ingeri-los por meio da fagocitose. (produzidos apenas na medula óssea)
-Os linfócitos e os plasmócitos funcionam, principalmente, em associação ao sistema imune. (produzidos em tecidos linfogenicos como baço, timo, amigdalas, placas de Peyer, entre outros)
Gênese dos Leucócitos
-Além das células-tronco comprometidas para formar as hemácias, são formadas duas linhagens de leucócitos: mielocitica, que começa com o mieloblasto e linfocitica, que começa com o linfoblasto.
-Os leucócitos formados na medula ficam armazenados na medula até que sejam necessários no sistema circulatório.
-Os linfócitos são armazenados em sua maioria nos tecidos linfoides, exceto por um pequeno numero que está sendo temporariamente transportado pelo sangue.
Tempo de sobrevida dos leucócitos:
-Granulócitos: 4 a 8 horas no sangue e 4 a 5 dias nos tecidos ( Durante uma infecção grave, se encurta para algumas horas, pois os granulócitos se digerem com rapidez ainda maior a área infectada, para exercerem sua funções e no processo, serem destruídos).
-Monócitos: 10 a 20 horas no sangue. Uma vez no tecido, essas células aumentam de tamanho, se transformando em macrófagos teciduais, e dessa forma podem viver por meses, ao menos que sejam destruídas realizando sua função de fagocitose.
-Linfócitos: ciclo de semanas ou meses.
-Plaquetas: 10 dias.
Os Neutrófilos e Macrófagos fazem defesas contra infecções
-Propriedade de defesa dos neutrófilos e macrófagos: atacam e destroem as bactérias, os vírus e outros agentes invasores. Neutrófilo pode atacar e destruir célula mesmo no sangue circulante, já o macrófago, começa sua vida como monócito, que é uma célula imatura, que, ainda no sangue, tem pouca capacidade de combater os agentes infecciosos. Após penetrarem no tecido podem aumentar de tamanho tornando-se capazes de combater os agentes infecciosos.
-Os neutrófilos e os monócitos podem espremer-se através dos poros dos vasos sanguíneos por diapedese. Mesmo que o poro seja muito menor que a célula, uma porção da célula desliza pelo poro a cada vez.
-Tanto os neutrófilos quanto os macrófagos deslocam-se através dos tecidos por movimento ameboide.
-Neutrófilos e macrófagos são induzidos por substancias quimiotáticas, esse fenômeno é chamado de quimiotaxia. Fatores que podem provocar a quimiotaxia:
●Algumas toxinas bacterianas ou virais.
●Produtos de degeneração dos próprios tecidos inflamados.
●Vários produtos da reação do “complexo do complemento”
●Vários produtos de reação causados pela coagulação plasmática da área inflamada.
-Substâncias quimiotáticas: Nicotina, Histamina, C5a, fibrinogênio, leucotrieno B4 (LTB4), fator ativador de plaquetas (FAP), citocinas, constituintes lisossomais, lecitinas, oligopeptideo simples.
FAGOCITOSE
-Ingestão celular do agente agressor.
-Deve ser seleteivo, caso contrário, células e estruturas normais podem ser ingeridas. Procedimentos seletivos:
●Estrutura natural dos tecidos, tem superfície lisa, que resistem a fagocitose.
● Revestimento proteico que repelem os fagócitos
●Sistema imune do corpo, desenvolve anticorpos contra agentes infecciosos. Esses anticorpos se aderem as membranas bacterianas, que ficam suscetíveis à fagocitose.
-Fagocitose pelos neutrófilos: penetram nos tecidos maduros e emite pseudópodes que se fundem criando uma câmara fechada que se invagina para o interior do citoplasma formando a vesícula fagocitica livre. Em geral, os neutrófilos são capazes de fagocitar 3 a 20 bacterias antes de ficar inativo e morrer.
-Fagocitose pelos macrófagos: ativados pelo sistema imune, são mais potentes e capazes de fagocitar até 100 bactérias. Após a ingestão das partículas é capaz de sobreviver e funcionar durante muitos meses.
-Uma vez fagocitadas, as partículas são, em sua maioria, digeridas por enzimas intracelulares. Como enzimas proteolíticas e lipases.
-Grande parte dos agentes oxidantes, capazes de matar as bactérias, presentes nos macrófagos e nos neutrófilos, tem a presença de peroxido, peroxido de hidrogênio e íons hidroxila.
SISTEMA DOS MONOCITOS-MACROFAGOS (RETICULOENDOTELIAL)
-Macrófagos teciduais na pele e nos tecidos subcutâneos (histiócitos): quando a infecção começa no tecido subcutâneo, ocorre a inflamação local e os macrófagos se dividem in sittu, dando origem a um número ainda maior de macrófagos, atacando e destruindo os agentes infecciosos.
-Macrófagos dos linfonodos: as partículas estranhas são retidas nos linfonodos, na rede de seios revestidos por macrófagos teciduais. A entrada ocorre na linfa, através da capsula, por meio dos linfáticos aferentes e em seguida a linfa vai para os seios medulares e por fim passa pelo hilo em direção aos linfáticos eferentes desaguando no sangue venoso.
...