Verificar A Solubilidade De Alguns Compostos Em Diferentes Solventes
Por: Mari.castro • 3/7/2023 • Trabalho acadêmico • 825 Palavras (4 Páginas) • 107 Visualizações
RELATÓRIO - PRÁTICA 04
1)Título: Solubilidade
2)Objetivos: Verificar a solubilidade de alguns compostos em diferentes solventes
3)Introdução:
Solubilidade é nada mais que a quantidade de soluto que pode ser dissolvido em certas quantidades de solvente em uma solução homogênea, sendo assim um termo quantitativo. Ela pode ser alterada por alguns fatores como temperatura e pressão e está diretamente relacionada com a estrutura molecular, principalmente com a polaridade das ligações e da espécie como um todo.
Como exemplo disso, temos as misturas homogêneas de solutos apolares em solventes apolares representando uma “solução ideal”, pois as forças envolvidas na relação soluto-soluto, solvente-solvente e soluto-solvente são as forças de dispersão de London, sendo assim, relativamente fracas e formando apenas uma fase. Em contrapartida, temos a insolubilidade de espécies apolares em solventes polares, pois as forças intermoleculares da parte apolar são mais fracas do que as forças presentes na parte polar.
O grau de solubilidade também é importante para observar as forças intermoleculares, pois a força de atração entre os componentes da solução tem que ser maiores do que a força de atração do soluto e do solvente individualmente. Quando essa força resultante é maior que a já existente, chamamos a solução de solúvel, e quando não é forte o suficiente para compensar a quebra da força anterior, chamamos de insolúvel.
4)Materiais e métodos:
4.1) Materiais
- Estante
- 9 tubos de ensaio
- Conta gotas
- 1 béquer de 50ml
4.2) Reagentes
- 3ml de Etanol (EtOH)
- 3ml de Acetona
- 3ml de Água destilada (H2O)
- Ácido acetilsalicílico (AAS)
- Cloreto de sódio (NaCl)
- Sulfato de cálcio (CaSO4)
4.3) Procedimento experimental
Foram colocados 9 tubos de ensaio numerados em uma estante. Nos tubos 1, 2 e 3, foi colocada uma pequena quantidade de NaCl. Nos tubos 4, 5 e 6, foi colocada uma pequena quantidade de CaSO4. Por fim, nos tubos 7, 8 e 9, foi colocada uma pequena quantidade de AAS.
Após colocados cada um dos sólidos, foi adicionada Água Destilada nos tubos 1, 4 e 7. Nos tubos 2, 5 e 8, foi colocado Etanol. Por fim, foi adicionado Acetona nos tubos 3, 6 e 9.
Depois de misturados os solventes e solutos, os tubos de ensaio foram agitados vigorosamente.
5) Resultados, cálculos:
Tubo 1: Solúvel
Tubo 2: Insolúvel
Tubo 3: Insolúvel
Tubo 4: Insolúvel
Tubo 5: Insolúvel
Tubo 6: Insolúvel
Tubo 7: Insolúvel
Tubo 8: Solúvel
Tubo 9: Solúvel
6) Conclusões:
No tubo 1 (NaCl+H2O), as interações atrativas entre os íons e as moléculas polares da água superaram a energia de rede presente no NaCl, pois os íons do Na+ se ligaram ao O-, enquanto os íons Cl-, se ligaram ao H+, formando assim uma solução solúvel.
No tubo 2 (NaCl+EtOH), a interação molecular do Etanol é do tipo ligações de hidrogênio, sendo assim mais forte do que a força molecular da possível interação, não se solubilizando.
No tubo 3 (NaCl+Acetona), a acetona é menos polar que a água, ou seja, não tem polos tão bem definidos como a água, sendo assim mais difícil interagir com os íons de NaCl, sendo assim insolúvel.
No tubo 4 (CaSO4+H2O), o CaSO4 é uma substância apolar, logo, não se dissolve em substâncias polares como é o caso da água, pois a única força intermolecular com substâncias apolares é a dipolo-induzido.
...