SOLUBILIDADE/MICIBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
Artigo: SOLUBILIDADE/MICIBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Franciskely • 6/3/2014 • 623 Palavras (3 Páginas) • 1.659 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Engenharia de Alimentos
Aula Prática 01
SOLUBILIDADE/MICIBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
DISCIPLINA: Química Orgânica
Docente: Prof. Dr. Ricardo Stefani
Discente: Carlos Jr. De Aquino Rocha
PONTAL DO ARAGUAIA – 24/ 10/2013
INTRODUÇÃO
O termo solubilidade ou coeficiente de solubilidade refere-se à capacidade que tem uma substância de se dissolver em outra. Sua medida descreve a quantidade de soluto que se dissolve em uma quantidade especifica de solvente, em determinadas pressões, temperaturas, e diferentes meios situados em dois extremos: Solventes polares (água), e solventes apolares (lipídeos). O termo miscibilidade refere-se à solubilidade de um líquido-líquido. A solubilidade em água dá se o nome de hidrófila ou lipofobia, e a solubilidade em lipídeos são chamados de lipofilia ou hidrofobia. A solubilidade é extremamente importante nas séries homólogas. Por exemplo, as atividades antibacterianas de certos alcoóis primários, cresóis, fenóis alquilicos e anestesias locais dos ésteres do ácido p-aminobenzóico estão diretamente relacionados com sua lipossolubilidade.
OBJETIVOS
A aula prática realizada no dia 24 de Outubro teve como objetivo verificar a solubilidade, miscibilidade de compostos orgânicos.
PROCEDIMENTO
Para a realização desta aula prática foram utilizados os seguintes materiais.
Pipeta
Tubos de ensaio
Ácido Benzóico
Uréia
Sacarose (C12H22O11)
Ácido cítrico (C6H8O7)
Óleo
Cloroforme
Água (H2O)
Hexano (CH3(CH2)4CH3)
Etanol (CH3 CH2OH)
MÉTODOS
Nos testes de solubilidade, com o auxilio de uma pequena espátula pequenas quantidades das amostras sólidas foram adicionados em aproximadamente 1 mL (cerca de 20 gotas) dos respectivos solventes em tubo de ensaio; agitou-se vigorosamente. E observou-se se a amostra era solúvel ou insolúvel.
Para testar a miscibilidade de líquidos,colheu-se aproximadamente 1 mL da amostra utilizando uma pipeta, adicionou-se o solvente,após agitação observou-se a amostra era miscíveis ou não.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela1. Resultados encontrados referentes às classificações dos solventes em relação às amostras.
Amostras Solvente- Cloroforme Água Hexano Etanol
Classificação
Ácido benzóico Solúvel Insolúvel Insolúvel Parci. Solúvel
Uréia Insolúvel Solúvel Insolúvel Solúvel
Sacarose Insolúvel Solúvel Insolúvel Insolúvel
Àcido
...