A Atividade Contextualizada Nutrição Clinica
Por: vanusags • 24/5/2023 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Atividade Contextualizada Nutrição Clinica
Vanusa Gonçalves dos Santos
01372555
Nutrição
No caso que precisamos analisar, inicialmente vamos utilizar uma a análise de suma importância para termos ciência do quadro do paciente. Realizaremos a avaliação do estado nutricional do paciente para saber como agir e que medidas temos que tomar para recuperação acompanhamento a evolução no quadro da saúde do paciente.
Para análise de pacientes hospitalizados são utilizadas as medidas antropométricas que são: peso, medida, altura, massa corporal (imc) dobras cutâneas e circunferência.
O papel do nutricionista é muito importante na investigação em casos clinico como no nosso paciente em questão. O paciente a ser avaliado realizou exames físicos e laboratoriais assim foi identificado, distúrbios nutricionais detectando presença de desnutrição durante o período de internação.
Nosso paciente trata-se do Sr B.M.J 37 anos apresentando um quadro delicado que possui fraturas nos membros superiores, inferiores quadril e intestino perfurado. Atualmente utilizando ventilação mecânica, temperatura e batimentos cardíacos normais, pressão arterial baixa.
De acordo com cálculos realizado, o IMC do paciente é de 24,2 considerando normal com base no peso e altura.
Exames laboratoriais nos mostra que o paciente apresenta, HDL. LDL, triglicerídeos e colesterol normais e PCR alto, foi diagnosticado com anemia, o mesmo apresenta palidez provavelmente por conta do baixo consumo de proteína.
Com base na formula de Harris Benedict temos a conduta nutricional e meta metabólica.
GET=66 + (13,7x P) + (5,0 x A) – (6,8 x I)
GET= 66 + (13,7 x70) +(5,0 x 1,70) – (6,8 x 37)
GET= 66 + 959 + 850 – 251,6
GET= 1623,4 Kcal
Cálculo de VET:
VET= GET x FI x FA x FT
VET= 1623,4 x 1,2 x 1,2 x 1
VET= 2,337,7 calorias
Considerações:
Quadro clinico do nosso paciente é delicado, a mesmo esta inconsciente, em ventilação mecânica, impossibilitando realizar uma alimentação oral. A terapia indicada é a nutricional enteral por ser a mais parecida com a fisiologia do organismo.
A dieta enteral é indicada nos casos como o do nosso paciente para que seja evitado a aspiração traqueal ou regurgitação por que o mesmo esta desacordado. A realização será feita por uso de sonda nas gástricas ou nasoenteral.
Com base nas informações analisadas a quantidade de proteínas ficou com a meta de 1,5 – 1,3 de proteínas.
Referencias:
https://www.danonenutricia.com.br/adultos/alimentacao/dieta-enteral-como-administrar-cuidados
https://nutritotal.com.br/pro/cuidados-nutricionais-em-uti-recomendacoes-atuais/
https://nutrium.com/blog/pt-br/calculadora-da-equacao-de-harris-benedict-para-nutricionistas/
...