A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Por: glaubermarinho • 31/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 334 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
As DPOCs promovem alterações fisiopatológicas, impactando negativamente na composição corporal, ou seja, contribui para a perda de massa magra e o aumento de gordura. As atividades físicas aeróbicas, o treinamento resistido e as atividades aquáticas são as modalidades mais indicadas para esse público, uma vez que o treinamento resistido irá contribuir para o ganho de massa magra e o exercício aeróbicos vai ajudar na melhora do sistema cardiorrespiratório e os dois tipos de treinos irão contribui para a aceleração do metabolismo. As recomendações de um programa de treinamento para essa população são: 2 a 3 vezes por semana com duração de 20 a 45 minutos com aumentos progressivos.
Exercícios aeróbios com intensidade leve a moderada (50 a 60% do VO2MAX) e a utilização da escala de Borg quando for utilizados dois ou mais exercícios aeróbios na mesma sessão de treino. Em relação aos exercícios resistidos a recomendação é de 2 a 4 séries de 6 a 12 repetições com 50 a 85% da carga do teste de 1RM. E as atividades aquáticas (hidroginástica e natação) devem ser 2 vezes por semana com duração de 45 minutos.
Segundo Amorim et al (2014), as principais dificuldades para de adesão a um programa de exercício para essa população é a falta de estrutura, a influência social e a falta de habilidades. Entretanto, deve-se notar que uma grande proporção dos indivíduos sem essa patologia referiu a falta de estrutura, a falta de vontade e a influência social como barreiras, de forma semelhante. A ausência de habilidade para a realização de uma atividade física pode estar diretamente relacionada à insegurança. Sabendo o esse público possui dispneia ou fadiga com baixas intensidades de exercícios, bem como, intolerância ao exercício, a diminuição do fluxo de ar devido ao aumento da limitação ventilatória, podemos supor que esses fatores também sejam motivos para a dificuldade de adesão ao programa de exercício.
Amorim. Priscila. et al. Barreira associada à menor atividade física em portadores de DPOC. J. bras. pneumol. vol.40 no.5 São Paulo Sept./Oct. 2014
...