A NUTRIÇÃO BIOSTÁTICA
Por: GULE • 20/8/2018 • Relatório de pesquisa • 373 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1]
NUTRIÇÃO
BIOESTÁTISCA
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: RALF CORDEIRO
NOME DA TUTORA: KAMILLA RODRIGUES
NOME DO ALUNO: MÁRCIA SOUZA FARIAS
Até agora estudamos sobre: a história e fundamentos da estatística, as características, o trabalho estatístico, o arredondamento dos dados numéricos, como escolher as amostras, os dados estatísticos e como organizar os dados.
E assim, quando pesquisamos sobre um determinado tema, queremos obter respostas a perguntas que criamos no momento da construção da pesquisa. Essas respostas nos ajudarão a decidir com mais clareza sobre o que fazer em determinadas situações. Diante disso, responda:
O que você deve fazer para evitar que a sua amostra não represente a população que você deseja estudar? E ao final da sua pesquisa, se tudo der certo, você pode generalizar os resultados para toda a população? Por quê?
A Estatística é a ciência que tem por objetivo planejar, coletar e tabular, analisar e interpretar informações e delas extrair conclusões que permitam a tomada de decisões mediante sempre uma dúvida, sempre uma incerteza que parte sempre do pressuposto que a estatística serve para sanar as nossas dúvidas a partir de uma pergunta problema.
Quando faz uma pesquisa científica é preciso definir a população que vai ser estudado, porém frequentemente não é possível ter acesso a todos os membros da população, por isso é muito comum o uso de amostras que são pedaços da população selecionada para representar - lá no estudo. Uma população é um grupo de indivíduos pessoas, animais e objetos que compartilham uma característica em comum.
A estática é usada para fazer inferências sobre uma população desconhecida, por estimativa e ou teste de hipóteses. Em outras palavras, é desejável obter parâmetros para descrever a população de interesse, mas, como os dados são limitados, é necessário fazer uso de uma amostra representativa para estimar os dados. Com isso, é possível testar hipóteses previamente definidas e aplicar as conclusões a toda à população.
Não é possível tomar as medidas de todos os elementos de uma população. Por isso, o processo de amostragem é muito importante para a inferência estatística. A amostragem é definida como obter aleatoriamente uma parte representativa de toda a população, para fazer inferências posteriores sobre a população.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
Bioestatisca / Biblioteca Universitária Pearson. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
www.scielo.br/pdf/rbof/v73n1/0034-7280-rbof-73-01-0016.pdf acessado em 02/06/2018.
...