A TOXOPLASMOSE
Por: laurenexavier • 9/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.495 Palavras (10 Páginas) • 635 Visualizações
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
TOXOPLASMOSE
Mogi das Cruzes
2015
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
TOXOPLASMOSE
Trabalho realizado com o intuito de descrever a infecção parasitária causada pelo protozoário Toxoplasma gondii sob orientação do Professor, para compor nota parcial do 2 semestre do curso de Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes
2015
Sumário
Capítulo 1 INTRODUÇÃO
Capítulo 2 AGENTE ETIOLÓGICO
2.1 taxonomia
2.2 Características biologicas
2.3 Morfologia
2.4 Ciclo evolutivo
Capítulo 3 DESCRIÇÃO DA DOENÇA
3.1 Toxoplasmose febril aguda
3.2 Linfanite toxoplásmica
3.3 Toxoplasmose ocular
3.4 Toxoplasmose no paciente imunodeprimido
Capítulo 4 TOXOPLASMOSE CONGÊNITA
4.2 Toxoplasmose neonatal
Capítulo 5 MODO DE TRANSMISSÃO
Capítulo 6 SINTOMAS
Capítulo 7 DIAGNOSTICO
Capítulo 8 TRATAMENTO
Capítulo 9 CONCLUSÃO
Capítulo 10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A toxoplasmose, conhecida popularmente como doença de gato, é uma infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma gongii. A doença é transmitida pela ingestão de alimentos contaminados ou pela transmissão mãe-filho, quando mulheres grávidas estão infectadas e não fazem o tratamento da doença.
A doença não provoca sintomas na maior parte das pessoas, entre 80% a 90% dos casos e pode passar despercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal, porém pode ter consequências graves como cegueira, convulsões e morte, quando a pessoa apresenta diminuição nas defesas imunológicas, por qualquer razão (Aids, câncer, ou até mesmo após uma doença muito debilitante), os sintomas podem se manifestar. No entanto, essa doença tem cura e seu tratamento é feito através do uso de antibióticos.
O hospedeiro definitivo da toxoplasmose é o gato doméstico e outros felinos; humanos e outros mamíferos são hospedeiros intermediários. A infecção em humanos inicia com a ingestão de cistos presentes em carne malpassada ou pelo contato com as fezes de gatos. No intestino delgado, a ruptura dos cistos libera formas que invadem a parede do intestino, onde eles são ingeridos pelos macrófagos e diferenciam-se em trofozoítos com multiplicação rápida (taquizoítos), os quais matam as células e infectam outras células. A imunidade mediada por células geralmente limita a dispersão dos taquizoítos e os parasitas entram nas células dos hospedeiros no encéfalo, no músculo e em outros tecidos, onde eles se desenvolvem em cistos em que o parasita multiplica-se lentamente.
AGENTE ETIOLÓGICO
2.1 Taxonomia
O Toxoplasma gondii está classificado segundo Levine et. al., (1980) da seguinte forma:
REINO Protista
SUBREINO Protozoa
FILO Apicomplexa
CLASSE Sporozoea
SUBCLASSE Coccidia
ORDEM Eucoccidiida
SUBORDEM Eimeriina
FAMÍLIA Sarcocystidae
SUB-FAMÍLIAToxoplasmatinae
GÊNERO Toxoplasma
ESPÉCIE Toxoplasma gondii
2.2 Características biológicas - O toxoplasma gondii é um parasito intrace- lular obrigatório de baixa especificidade, com a maior parte dos apicomplexas, pois te a capacidade de infectar quaisquer animais homeotérmicos. Os protozoários que pertencem a este Filo possuem como principal característica, o complexo apical, permitindo-o invadir células nucleadas, vários tecidos e líquidos orgânicos. É prevalente na maioria das áreas do mundo e tem uma significativa importância médica e veterinária, por causar aborto ou doença congênita em seus hospedeiros intermediários.
Em algumas circunstâncias a toxoplasmose pode ocorrer em graus variáveis de morbidade que podem ocasionar sequelas graves e fatais como acontece com cepas de maior virulência, uma carga infectante maior, uma via de penetração mais favorável e um hospedeiro com suas defesas orgânicas deficitárias. Os grupos de indivíduos mais susceptíveis incluem receptores de órgãos transplantados, pacientes com certos tipos de câncer e pacientes portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Segundo Dubey (1987), a idade do animal, o gênero e a espécie também influenciam na susceptibilidade a T. gondii.
2.3 Morfologia - Toxoplasma gondii é encontrado sob três formas evolutivas importantes do ponto de vista da infecção e transmissibilidade:
Taquizoítos: forma de multiplicação rápida produzida pelo ciclo assexuado do parasito em células nucleadas dos hospedeiros intermediários, características da infecção aguda. Apresenta a forma de arco com o extremo posterior arredondado e o anterior afilado. Constitui a forma menos resistente do parasito, sendo facilmente destruída pelas condições ambientais adversas, pela desidratação, variáveis osmóticas e pela tripsina ou pepsina. É encontrada na maioria das células e tecidos do hospedeiro e facilmente em líquidos biológicos, facilitando assim, sua manutenção no hospedeiro. Possuem importância epidemiológica por serem as formas transmitidas verticalmente, via gestação, constituindo um problema em Saúde Pública, e do ponto de vista médico, esta fase é importante, porque o parasito fica vulnerável aos fármacos.
...