A importância da nutrição nas neoplasias
Por: carolfip • 28/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.055 Palavras (5 Páginas) • 353 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
ANA CAROLINA FERREIRA DE FREITAS
ANA CLARA LOPES PATRIOTA
FRANCISCA MIKELI
A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NAS NEOPLASIAS
PATOS – PB
MAIO/2015
ANA CAROLINA FERREIRA DE FREITAS
ANA CLARA LOPES PATRIOTA
FRANCISCA MIKELI
A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NAS NEOPLASIAS
Pesquisa referente a importância da Nutrição nas Neoplasias, apresentada como parte da avaliação da disciplina de FIOPATOLOGIA, para o 3º estágio.
Professora: Laisy Sobral
PATOS – PB
MAIO/2015
INTRODUÇÃO
Mesmo com tantos avanços nas pesquisas e novas possibilidades de
cura e tratamento, o câncer continua sendo uma das principais causas de morte em homens e mulheres adultos no Brasil e no mundo. Embora a situação ainda esteja muito longe da ideal, recentemente as possibilidades de tratamento do câncer são bem maiores do que eram há alguns anos.
Evidências indicam que mais de um terço das mortes de câncer que ocorrem nos EUA a cada ano estão relacionadas a fatores ambientais, como hábitos alimentares inadequados, sedentarismo incluindo sobrepeso e obesidade e outro terço é causado pela exposição ao tabaco. A relação entre câncer e estado nutricional tem sido estudada desde a década de 20, quando Warren (1932) propôs que a má nutrição era a principal causa de morte por câncer.
Na maioria dos casos, pacientes com câncer avançado perdem peso durante o curso de sua doença, e certo percentual deles evolui para a caquexia do câncer, um distúrbio progressivo de perda de peso involuntária. .Essa complexa síndrome multifatorial é atribuída a fatores que têm sua origem no próprio tumor, na resposta do hospedeiro ao tumor e nos tratamentos anticâncer.
Os efeitos clínicos da desnutrição se manifestam por dificuldade de cicatrização, aumento na gestão alimentar, de acordo com as necessidades nutricionais do paciente, orientando sua dieta, além de monitorizar seu peso. As estratégias para a terapia nutricional consistem na orientação dietética, suplementos nutricionais orais, nutrição enteral e parenteral.
O sucesso da terapia nutricional nos pacientes com câncer requer um esforço dos familiares e de todos os profissionais envolvidos. Os objetivos da terapia nutricional são:
• Prevenir a desnutrição;
• Melhorar a qualidade de vida;
• Reduzir o número de complicações provenientes dos tratamentos;
• Prevenir a interrupção dos tratamentos.
DESENVOLVIMENTO
O papel da nutrição no cuidado dos pacientes portadores de neoplasias é relevante durante todo o processo da doença, desde seu diagnóstico até a recuperação do paciente. Estudos indicam que o consumo de vegetais, frutas, vitamina D , cálcio e ácido fólico em uma dieta equilibrada podem ter ação preventiva no tratamento do câncer. Ou seja, uma dieta adequada pode melhorar a qualidade de vida destes pacientes e melhorar a sua tolerância ao tratamento.
O processo de regionalização global da sociedade determinou grande modificação nos padrões de saúde-doença no mundo. Esta modificação, conhecida como transição epidemiológica, foi caracterizada pela mudança no perfil de mortalidade com diminuição da taxa de doenças crônico-degenerativas, especialmente a doenças cardiovasculares e o câncer.
Cerca de 35 % dos diversos tipos de câncer ocorrem em razão de dietas inadequadas e identifica-se, entre os casos, associados relevantes entre alguns padrões alimentares observados em diferentes regiões. Outros fatores ambientais, tais como o tabagismo, a obesidade, a atividade física e a exposição a tipos específicos de vírus, bactérias e parasitas, além do contato frequente com substâncias carcinogênicas como produtos de carvão e amianto, também merecem atenção especial.Transição nutricional e epidemiologia do câncer.
...