A luta contra a obesidade e a gordofobia na atual sociedade dos padrões de beleza
Por: iss_bela0 • 21/11/2021 • Resenha • 329 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
A luta contra a obesidade e a gordofobia na atual sociedade dos padrões de beleza
No período da Idade Média, o corpo gordo era admirado, pois representava riqueza e fartura. Contudo, atualmente, o excesso de peso é visto como uma doença. E, por consequência, pessoas nessas condições frequentemente são vítimas de preconceitos, levando a diversos problemas sociais. Por isso, torna-se necessária a luta contra a obesidade e a gordofobia, através da mudança no comportamento dos cidadões e a realização de campanha, na atual sociedade dos padrões de beleza.
Primeiramente, de acordo com a Organização Mundial da saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoa estão acima do peso, ou seja, o número de obesos vêm aumentando. Isso ocorre, principalmente, nos países desenvolvidos, devido ao crescimento do sedentarismo e do consumo abusivo de alimentos industrializados, serem mais comuns nessas nações. Contudo, a obesidade é resultante do acúmulo de gordura no organismo. Portanto, deve ser evitada.
Em segundo plano, a sociedade, através da mídia e das redes sociais, criou padrões de beleza para definir o que seria o corpo “perfeito”. Porém, esses modelos louvam a estatura magra, ao contrário do que era admirado na Idade Média. Portanto, muitos cidadões passam a sofrer preconceitos, como a gordofobia, que, segundo a revista Bula, é o sentimento de rejeição ás pessoas gordas. Dessa forma, os indivíduos acabam tendo compricações físicas e, até mesmo, psicológicas, como a depressão. Gerandxp, também, os diversos problemas sociais.
Com o intuito de combater a gordofobia e a obesidade, os cidadões devem mudar seus hábitos comportamentais, por meio de uma alimentação equilibrada e da prática contante de exercícios físicos, para que os indivíduos possam ter uma vida saudável. Além disso, o governo deve realizar campanhas, por intermédio de palestras nas escolas, com o objetivo de ensinar as crianaças a respeitar o corpo próximo. (pois, segundo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que educação faz dele.) Dessa forma, os padrões de belezacriados pela sociedade, serão quebrados junto com os preconceitos gerados por eles.
...