Congresso de Projetos Interdisciplinares do Centro Universitário das Américas
Por: thaisnunesbtr • 11/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 517 Palavras (3 Páginas) • 260 Visualizações
Seção: Edição Especial Anais do 1º Congresso de Projetos Interdisciplinares do Centro Universitário das Américas, 2019. Área: Nutrição.
Tipo de Artigo: Revisão Bibliográfica.
AÇÚCAR: AMIGO OU VILÃO ?
Ana Emilia Queiroz 1; Patricia Cunha2; Ricardo de Araújo Bonifácio3; Thais Nunes dos Santos ⁴; Professora Fabiana Poltronieri⁵.
Graduando do Curso Nutrição - Centro Universitário FAM
Professor do Centro Universitário FAM – Fabiana Poltronieri
Autor Correspondente: Profa.Fabiana Poltronieri Rua Augusta, 1508 - São Paulo, SP 013040-001 professora@vemprafam.com.br
Resumo
Palavras Chaves: açúcar AND tipos de açúcar AND mascavo AND açúcar orgânico AND refinado AND fabricação AND origem do açúcar.
INTRODUÇÃO
O açúcar é uma sacarose obtida pela cana de açúcar. Existem diversos tipos de açúcar, podendo ser classificado: açúcar mascavo, coco, demerara, light, refinado e cristal. As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. Ressalta- se que quanto mais escuro, mais vitaminas e sais minerais possui e mais perto do estado natural está. A cor branca significa que ele recebeu aditivos químicos no seu processo de fabricação. E aqueles que sofrem menor processamento preservam melhor suas características e possuem menores quantidades de aditivos químicos. É de grande importância que a população conheça os tipos, verifique sua composição e consuma dentro do recomendado.
O açúcar pode ser classificado em: Açúcar refinado, é o mais conhecido entre os açúcares. Durante o processo de refinamento, alguns aditivos químicos, são adicionados para dar a coloração branca. Nesse processo, algumas vitaminas e sais minerais são perdidos.
O açúcar cristal é apresentado na forma de cristais grandes e transparentes, e passa por processo de refinamento em que cerca de 90% das vitaminas e minerais são retirados.
O açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe aditivo químico. Por isso, os grãos são marrom-claros e possui valor nutricional alto.
O açúcar mascavo é a forma mais bruta de extração do açúcar da cana, sendo extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, apresenta uma coloração mais escura e um sabor mais forte. Sem o refinamento, são preservados as vitaminas e os minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio.
O açúcar de coco é um substituto do açúcar de cana, extraído da seiva encontrada dentro do coqueiro e não passa por refinamento.
O açúcar light, é mistura do açúcar refinado comum e de adoçantes artificiais como sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica.
Deve ser utilizado com moderação, pois apresenta alto valor calórico e em preparações culinárias à base de alimentos in natura ou minimamente processados, contribui para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação, sem torná-la nutricionalmente desbalanceada.
METODOLOGIA
Foram consultados os sites de busca Scientific Eletronic Library (sciELO), Google Acadêmico e da Biblioteca Virtual do Centro Universitário das Américas (FAM).
RESULTADOS
Tabela 1 – Composição nutricional de diferentes tipos de açúcar.[pic 1]
...