Contração muscular
Por: 12368123 • 12/5/2015 • Projeto de pesquisa • 325 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
Para ocorrer a contração muscular, é necessário que o musculo esteja excitado. Esta excitação ocorrerá a partir do potencial de ação. Uma vez excitada, a fibra que recebeu o potencial elétrico é estimulada a contrair pela concentração de cálcio elevada que leva a ocorrer o ciclo das pontes cruzadas entre a actina e a miosina.
Entre os músculos há uma certa diferença quanto a velocidade, já que o cardíaco e o liso são de atividade intensa e precisam ser mais rápidos.
O impulso nervoso, por meio da sinapse neuro-muscular ou placa motora, chega à célula muscular, logo ocorre a liberação de mediadores químicos na placa motora, no caso o mediador químico é a acetilcolina.
A acetilcolina atinge a membrana sarcoplasmática. A célula muscular tendo sido excitada, um potencial de ação é liberado na célula muscular. Este potencial de ação se propaga por toda a membrana sarcoplasmática e pelo retículo sarcoplasmático. A partir de então, a membrana do retículo sarcoplasmático tornam-se permeáveis aos ions cálcio, que anteriormente estavam armazenados nas cisternas do retículo sarcoplasmático. Os íons cálcio penetram nos sarcômeros e entram em contato com as moléculas de actina e miosina.
Na presença de cálcio, as moléculas de miosina começam a adiquirar atividades catalíticas e então, as moléculas de ATP começam a se degradar e convertem-se em ADP. Com a liberação desta energia que é resultado da hidrólise do ATP, as moléculas de miosina deslizam-se sobre as moléculas de actina encurtando os sarcômeros, que resulta no escurtamento como um todo, diminuindo a célula inteira. Este encurtamento deve ao fato de que as cabeças da miosina se encostam na actina.
No músculo cardíaco, o potencial de ação é muito mais demorado do que no músculo esquelético, ou seja, o tempo de despolarização da membrana é maior, Na musculatura cardíaca, o potencial de ação se dá pela abertura de dois tipos de canais. Os canais rápidos de sódio e os canais de cálcio-sódio que ficam abertos por maior tempo do que os primeiros.
...