MACRONUTRIENTES: Carboidratos, Proteínas e Lipídeos
Por: Joice Rosa • 16/3/2020 • Trabalho acadêmico • 458 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
Centro Universitário Claretiano
Curso de Graduação em Nutrição
Polo Pelotas/RS
Metabolismo dos Nutrientes
Joice Rodrigues da Rosa
Pelotas
2020
MACRONUTRIENTES: Carboidratos, Proteínas e Lipídeos
Os macronutrientes são componentes importantes para o organismo e são obtidos através da alimentação. Esse grupo compreende os carboidratos, proteínas e lipídeos sendo necessária a quebra molecular para a absorção do organismo.
Os carboidratos são biomoléculas que constituem a principal fonte de energia utilizada pelos seres vivos, fornecem cerca de 50% a 60% das calorias totais diárias da dieta dos indivíduos e cada grama de carboidrato fornece 4 kcal. Essa classe, classificada de acordo com a capacidade de hidrolisação, pode ser carboidratos simples (monossacarídeos, dissacarídeos e oligossacarídeos) e complexos (polissacarídeos).
Os monossacarídeos possuem estrutura química simples e são subdivididos conforme o número de átomo de carbono, como a glicose que é utilizada como fonte primária de energia pela maioria dos organismos, participa de importantes vias metabólicas e pode ser encontrada nas frutas e nos vegetais e pode ser industrialmente fabricada a partir da hidrolisação ácida do amido; a frutose está presente nas frutas, nas verduras e no mel; e a galactose que é encontrada no leite, formada pela secreção das glândulas mamárias, obtida através da hidrólise da lactose e é menos solúvel em água quando comparada com a glicose.
Os dissacarídeos são açúcares simples formados pela combinação de dois monossacarídeos, porém para que sejam absorvidos é preciso ocorrer hidrolisação retornando à forma de monossacarídeos. Os principais dissacarídeos são a sacarose (glicose + frutose) que provém dos vegetais e pode ser encontrada no açúcar de cana, beterraba, uva e no mel; a lactose (glicose + galactose), conhecido como açúcar do leite, produzido exclusivamente nas glândulas mamárias dos lactentes; a maltose (glicose + glicose) que não é encontrada livre na natureza, sendo obtida através dos processos de digestão por enzimas que quebram grandes moléculas de amido em fragmentos de dissacarídeos os quais são convertidos nas duas moléculas de glicose para uma fácil absorção ou industrialmente através da fermentação de cereais em germinação (como a cevada).
Os polissacarídeos são formados a partir da polimerização de vários outros açúcares menores, sendo menos solúveis. O amido é um polissacarídeo de reserva energética presente nas sementes, raízes e tubérculos; a celulose A celulose está presente, principalmente, nos vegetais, atua na formação da parede celular das plantas e quando ingerimos vegetais (folhas, legumes, frutas e etc.), nosso organismo não digere a celulose. Porém, ela é de suma importância para o bom funcionamento dos intestinos e composição do bolo fecal e não confere valor calórico aos alimentos; o glicogênio
...