Nutrição e Suplementação No Esporte Físico
Por: diGo_ • 14/9/2020 • Monografia • 4.206 Palavras (17 Páginas) • 192 Visualizações
COLÉGIO EVOLUÇÃO
2° SÉRIE E.M.
Ana Beatriz Pujol, n°1
Rodrigo Bernardes Tapper, n°25
Nutrição e Suplementação
São Paulo
2020
Ana Beatriz Pujol
Rodrigo Bernardes Tapper
Nutrição e Suplementação
Projeto de pesquisa apresentado na matéria de Educação Física
da escola Colégio Evolução, a ser utilizado como diretriz
para a manufatura do Projeto Saber mais.
São Paulo
2020
Folha de aprovação
Primeiramente, somos gratos ao Professor Guilherme pela paciência e ajuda prestada a nós sempre que necessários. Agradecemos também a toda família e amigos.
RESUMO
Na vida de atletas, pessoas ativas em musculação e atividades físicas, existem muitos métodos para auxiliar à chegada do objetivo desejado. Em nosso projeto, serão abordados alguns desses métodos e as finalidades as quais eles são utilizados. Serão citados os principais suplementos presentes nas dietas, os casos em que eles são indicados e a ação que eles exercem no corpo.
Fica claro que para o uso de suplementos e vitaminas o mais indicado é a busca por um profissional da saúde especializado no assunto.
O objetivo do projeto é disseminar o conhecimento sobre o uso indevido de suplementação e nutrição; mostrar que existem diversos tipos de dietas e que elas podem ser usadas para diferentes finalidades. A ênfase foi dada à classe de adolescentes, pois, nesta etapa da vida, a busca pelo corpo perfeito e pelo corpo ideal é um dos maiores focos dos jovens, que acabam por se submeter ao uso indevido de nutrição e suplementação.
Palavras-chave: nutrição; suplementação; saúde; exercícios físicos.
SUMÁRIO
1 Introdução...................................................................................................................1
2 Nutrição e suplementação na adolescência...............................................................2
3 Tipos de suplementos................................................................................................5
4 O estudo da creatina..................................................................................................8
5 Riscos à saúde na ingestão inadequada de suplementos........................................12
10 Conclusão..............................................................................................................21
11 Fonte bibliográfica………………………………………………………………...........22
OBJETIVOS
- Informar e conscientizar as pessoas sobre o uso de suplementos.
- Mostrar a importância de exercícios físicos
- Exibir a funcionalidade da suplementação e seus tipos
- Fazer com que as pessoas entendam a importância de uma prescrição de um nutricionista para o uso da suplementação
Introdução
Neste projeto, será abordado o tema de nutrição e suplementação. Será apresentado, com o uso de gráficos e materiais de estudo acadêmicos, a necessidade desse assunto ser colocado em pauta, devido ao crescimento que o mesmo vem tomando nas vidas de pessoas de todas as idades nos dias de hoje.
Por ser um assunto que abrange todas as faixas etárias e por estar disponível (muitas vezes sem fundamento) na internet, percebe-se que a maioria das pessoas fazem o uso incorreto e inapropriado de dietas e suplementos, acarretando efeitos contrários aos que se desejam e ocasionando até problemas de saúde. Observa-se, também, que o uso correto destes, pode acelerar o caminho até o resultado desejado, além de poder proporcionar melhor qualidade de vida.
O intuito do projeto é fazer com que as pessoas entendam a relevância que o uso indevido e/ou acurado dessas especialidades pode surtir; exemplificar em quais esportes e casos eles são utilizados; e disseminar a maior quantidade de conhecimento possível, para que casos intempestivos não ocorram, além de, também, conscientizar que o acompanhamento de um profissional é sempre o mais adequado.
- Nutrição e suplementação na adolescência
A prática de exercício físico é um costume muito buscado ao longo dos anos, a qual no começo, surgiu como uma necessidade para sobrevivência, depois começou a ser vista como meio competitivo e como uma forma de atingir um corpo “escultural”. Quando se envolve competição, as pessoas querem cada vez mais aprimorar táticas para conseguirem melhores resultados, e desta forma, surgiu a associação da nutrição com a prática do esporte.
Muitos estudos foram realizados sobre este tópico, e descobriu-se que cada macro e micronutriente tem seu papel em relação ao desempenho na realização do exercício, a proteína por exemplo é responsável pela reconstrução da fibra muscular e pela imunidade; já o carboidrato tem a função de gerar energia, a gordura é um estoque energético que por vezes pode ser usado para manter a temperatura do corpo, e as fibras realizam a manutenção do sistema digestório.
No começo, apenas adultos procuravam a realização de exercícios físicos com o intuito de atingir o corpo “ideal”, porém, com o passar dos anos, cada vez mais jovens entraram na busca de colocar-se dentro deste padrão.
A adolescência, período compreendido dos 13 aos 18 anos é uma fase de mudanças e adaptações, e oriunda de todas as transformações, o psicológico também é afetado, e neste momento, surgem as preocupações estéticas com o corpo. Essas preocupações surgem com base em comparações com os jovens que possuem um físico dentro do padrão social, que em alguns casos foi alcançado pela prática da musculação, e as vezes, o uso da suplementação, acabam deixando o jovem que se encaixa fora deste padrão psicologicamente abalado.
...