TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROTOCOLO DE SEGURANÇA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO (UAN)

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 6

Centro Universitário São Lucas

Nutrição

ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

Camila Lima, Nathalia Rocha e Tamires Guimarães

PROTOCOLO DE SEGURANÇA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO (UAN)

Orientadora: Emili Amaro

Porto Velho - RO

22 de Maio de 2021

OBJETIVO

O objetivo do protocolo do serviço de alimentação é conceder orientações e recomendações específicas de Boas Práticas a fim de garantir a segurança alimentar no serviço de alimentação, desde o recebimento dos alimentos até a distribuição das refeições. Como evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados, orientar os colaboradores sobre cada etapa correta no processo, garantindo a segurança dos mesmos e dos consumidores.

A pandemia ocasionada pela Covid-19 trouxe algumas mudanças preventivas nos serviços de alimentação, desde a entrada dos alimentos até a mesa do consumidor a fim de evitar a propagação do vírus. Dessa forma convém implantar no manual de boas praticas as recomendações necessárias para prevenir a contaminação com o vírus.

As panificadoras e confeitarias promovem refeições diárias à população, dessa forma todo o processo de manipulação deve ser feita de forma adequada para que não ocorra contaminação física, química ou biológica.

Um fator de extrema importância no âmbito citado são as doenças transmitidas por alimentos (DTA), apesar de vivermos na era moderna na qual as informações estão disponíveis em um acesso fácil, a privação de informação ainda pode ocasionar na falta de cuidado que pode acarretar na propagação da contaminação da população.

  1. MEDIDAS COMPORTAMENTAIS GERAIS NOS AMBIENTES DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA:

Realizar a higiene das mãos freqüentemente, dando preferência a utilizar água e sabão e quando não for possível, realizar o processo de higienização com álcool gel 70%.

Exercer a etiqueta respiratória, quando tossir ou espirrar, cobrir o nariz e boca com lenço ou com o braço, evitar o contato com as mãos.

Não tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. Caso faça contato com essas áreas, lave sempre as mãos imediatamente.

Respeitar uma distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas.

Evite cumprimentos com abraços, beijos e apertos de mãos.

Dê preferência a utilização do cabelo e abstenha da utilização de acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios.

Faça a utilização de máscaras, seja artesanal de tecido ou cirúrgico-descartáveis sempre que estiver fora de sua residência, principalmente em seu ambiente de trabalho, retirando somente quando for se alimentar. O funcionário deverá guardar a máscara devidamente (dentro de sacolas individuais de plástico ou papel) e não colocar em hipótese alguma sob a mesa enquanto realiza sua refeição. Ao encerrar a refeição, colocar a máscara rapidamente.

Não partilhar alimentos, bebidas, objetos e utensílios.

Evitar aglomerações de pessoas.

A permanência nos refeitórios deve ser o mínimo necessário para realizar as refeições, a fim de evitar aglomeração.

Evitar conversas desnecessárias nos ambientes de alimentação coletiva, especialmente ao se servir e durante a refeição.

Os clientes e funcionários devem executar as orientações de saúde e segurança.

  1. SAÚDE DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS

O cuidado com a higiene pessoal dos manipuladores se dá desde a entrada no serviço de alimentação, até a finalização do seu turno. Por isso, é importante que os funcionários sejam devidamente capacitados com as informações essenciais, tais como:

  • Utilização do uniforme deve ser de uso restrito nas dependências do local de trabalho.
  • O uniforme deve ser lavado e trocado diariamente.
  • O funcionário deve utilizar máscara, quando de pano ser lavada diariamente, e descartáveis devem ser descartadas e trocadas por uma máscara nova de duas em duas horas ou sempre que senti-la úmida.
  • O manipulador deve ter cuidado dobrado ao higienizar as mãos sempre que se fizer necessário. Principalmente quando tocar em objetos ou locais que não estão higienizados ou quando for manipular alimentos.
  • O manipulador deve manter sua higiene pessoal adequada, tomando banho diariamente.
  • As unhas dos manipuladores devem estar sempre limpas e cortadas, sem nenhum tipo de coloração.
  • Os manipuladores não devem fazer uso de perfumes e adornos pessoais.
  • Caso tenha algum sintoma gripal com suspeita de Covid-19 ou doença gastrointestinal, deve ser afastado de suas atividades imediatamente, e retornar somente quando não houver mais sintomas.

  1. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

MASCARÁS

  • Máscaras descartáveis/cirúrgicas: devem ser utilizadas por no máximo 2 horas, após esse período de tempo, realizar a troca por outra máscara nova.  
  • Máscara de pano: não é indicada para uso profissional. Porém caso use, deve ser usada por até 3 horas, ou até que perceba umidade na mesma.

Como fazer o uso correto da máscara:

- Após a higienização das mãos, coloque a máscara segurando-a pelos elásticos.

- Assegure-se de cobrir o nariz e a boca durante todo o tempo de uso.

- Enquanto utilizar a máscara, evite tocar a parte da frente da máscara.

- Quando for retirar, retire segurando somente o elástico.

- Descarte e faça a higienização das mãos imediatamente.

Vale ressaltar que o funcionário deve utilizar durante todo expediente de trabalho somente as máscaras recomendados pelo estabelecimento. Além do mais, a Norma Regulamentadora nº 6 no item nº 6.3 assegura que a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. E é de responsabilidade do empregado cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com