O RELATÓRIO PRÁTICA: TECNOLOGIA DO PROCESSAMENTO DE DOCE DE LEITE EM PASTA
Por: ingridnutri1818 • 16/10/2022 • Artigo • 961 Palavras (4 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO: TECNOLOGIA DE LEITE E DERIVADOS
RELATÓRIO PRÁTICA: TECNOLOGIA DO PROCESSAMENTO DE DOCE DE LEITE EM PASTA
ALUNAS (OS):
ELIENE NASCIMENTO CARDOSO
FRANCIELE PAULA COSTA
INGRID MOREIRA DA SILVA
ITAMAR FONSECA DOS SANTOS
LARA BEATRIZ SILVEIRA COSTA
NEIVE SOARES DA SILVA
PROFESSORA: DRA. ELAINE ALVES DOS SANTOS
TURMA: TND/TN – 41/16 TÉCNICO EM ALIMENTOS E TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
UBERLÂNDIA, 2022
- INTRODUÇÃO:
Segundo o Regulamento Técnico da Portaria de n° 354 (BRASIL, 1997) o doce de leite é o produto, com ou sem adição de outras substâncias alimentícias, obtido por concentração e ação do calor à pressão normal ou reduzida do leite ou leite reconstituído, com ou sem adição de sólidos de origem láctea e/ou creme e adicionado de sacarose (parcialmente substituída ou não por monossacarídeos e/ou outros dissacarídeos)
É um produto típico da América Latina, produzido e consumido em grande escala no Brasil e na Argentina, o produto teve suas origens em fabricações caseiras, pela importância nutricional e econômica, resultado do aumento da vida-útil e da distribuição sem necessidade de refrigeração (PERRONE et al, 2011).
A tecnologia de fabricação do doce deleite consiste na evaporação da água por aplicação indireta de calor, o que ocasiona em modificações físico-químicas geradas pelo aquecimento e que acarretam nas características sensoriais, de textura e de cor desejadas no produto final (PERRONE, 2007).
Em termos de apresentação, o doce de leite pode ser pastoso ou de corte. Segundo BAIA, et al, 2017 estes dois tipos são fabricados da mesma forma, porém o tipo em corte requer uma adição maior de açúcar agitação e bateção em velocidade mais lenta durante o seu cozimento que propicia ao produto maior durabilidade. No caso do processamento do doce de leite pastoso tradicional a quantidade de açúcar (sacarose) adicionada foi de 180g para 1 litro de leite, para o doce de corte 300g para 1 litro de leite.
- TEMA DA AULA:
Tecnologia de processamento de doce de leite pastoso e de corte
- OBJETIVO:
Elaborar o doce de leite em escala laboratorial e sua consequente análise sensorial, estabelecendo os princípios da tecnologia de produção.
- MATERIAL E MÉTODOS:
Materiais e equipamentos:
Leite integral pasteurizado (saquinho), açúcar cristal, bicarbonato de sódio, panela, utensílios, copo medidor, balança de precisão, refratômetro, termômetro alimentício digital, embalagens para envase.
Metodologia:
Em uma panela ou tacho adicionar 1 litro de leite, levar ao fogo mexendo para aquecimento, adicionar 180g de açúcar e 0,5g de bicarbonato de sódio sob agitação constante até completa dissolução do mesmo; manter fervura sob agitação constante, deixar em fogo médio até que alcance a cor e textura esperada.
Verificação do ponto: colocar uma gota de doce em um copo com água fria, esta gota deverá ir ao fundo do copo em forma de bolinhas sem se desfazer, ou seja, sem sujar a água. A forma técnica de se verificar o ponto para finalização do aquecimento e através da utilização do refratômetro (65º Brix)
Desligar o fogo e continuar a mexedura até que a temperatura do doce abaixe para 70ºC com auxílio de termômetro digital; envasar em recipientes sanitizadas: 40ml de água sanitária a 2,5% diluídos em 10 litros de agua de boa qualidade ou borrifarão de álcool 70%.
- TECNOLOGIA:
A forma técnica de se verificar o ponto para finalização do aquecimento e através da utilização do refratômetro (65º Brix). Após o resfriamento o doce de leite pastoso deverão ser envasados em recipientes adequados e sanitizadas: 40ml de água sanitária a 2,5% diluídos em 10 litros de agua de boa qualidade ou borrifarão de álcool 70%.
Figura1 diagrama do processo de fabricação do doce de leite[pic 2]
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7][pic 8]
[pic 9]
[pic 10][pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
Fonte: elaborado pelos alunos
...