Pós Graduação em Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial
Por: Ana Cecília • 11/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 335 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
Curso: Pós Graduação em Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial
Disciplina: Avaliação Nutricional
Responsável: Susiane Gusi Boin e Oliveira
Contatos: susianeboin@uol.com.br
Identificação da tarefa: Tarefa 3.2. Envio de arquivo.
Pontuação: 04 pontos de 40
TAREFA 3.2
O estado nutricional é detectado a partir de vários parâmetros, que podem ser utilizados e avaliados de forma isolada ou associada. Para o idoso, a determinação do seu estado nutricional deve considerar uma complexa rede de fatores e é de fundamental importância conhecer as mudanças corpóreas que ocorrem durante o processo de envelhecimento as quais incluem a progressiva diminuição da massa corporal magra e o aumento da quantidade de tecido gorduroso. Além das mudanças físicas a avaliação do idoso deve abordar todas as modificações características como, por exemplo, hábitos culturais e da renda.
Uma das ferramentas de avaliação nutricional usadas em pacientes com idade maior ou igual há 65 anos, que podem identificar a desnutrição ou risco de desnutrição, é a Mini Avaliação Nutricional MNA, a qual consiste em um questionário que pode ser preenchido periodicamente no ambiente comunitário e hospitalar, ou em locais de cuidados de longo prazo e em poucos minutos.
A Mini Avaliação Nutricional MNA, se divide em triagem onde o questionário é preenchido de A – E, onde o escore de 12 pontos ou mais considera o idoso como normal, sendo desnecessária a aplicação de todo o questionário. Se o escore for 11 ou menos se deve continuar com a avaliação para determinar o escore do indicador de desnutrição, onde consiste em avaliação antropométrica (IMC, a circunferência do braço, circunferência da panturrilha e perda de peso), avaliação global (onde há perguntas relacionadas com o modo de vida, medicação, mobilidade e problemas psicológicos), avaliação dietética (onde são abordadas perguntas relativas ao número de refeições, ingestão de alimentos e líquidos e autonomia na alimentação) e por últimos na auto avaliação (onde é checado a auto percepção da saúde e da condição nutricional do próprio idoso). A soma dos escores da Mini Avaliação Nutricional MNA, permite uma identificação do estado nutricional além de identificar riscos.
...