Prova Nutrição da Criança e do Adolescente
Por: Marina Yoshinaga • 7/5/2021 • Resenha • 2.030 Palavras (9 Páginas) • 261 Visualizações
1ª Avaliação Criança e Adolescente
O nutricionista do programa de alimentação escolar de um município verificou, em uma entrevista com um grupo de estudantes de uma escola pública, um elevado consumo de refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e frituras, e um baixo consumo de produtos lácteos, frutas e verduras, o que deixou evidente as características comuns ao grupo escolar avaliado. Na mesma entrevista, foi também constatado que os escolares não tinham a intenção de mudar seu comportamento alimentar, pois consideravam práticos e saborosos os alimentos que consumiam com maior frequência.
Considerando as características do desenvolvimento da criança nesta fase e a situação hipotética acima, não é possível concluir que:
- A mudança de hábitos alimentares deve influenciar, inclusive, os bons hábitos de higiene e saúde, como a prevenção de cáries dentárias, devido ao início da dentição permanente.
- Essas atitudes observadas pelos escolares quanto às preferências e escolhas alimentares refletem sua maior socialização, independência, bem como a maior maturidade dessa fase quanto aos aspectos psicomotor, emocional, social e cognitivo.
- Os gastos, preferências e aversões não interferem nos hábitos alimentares da criança.
- É comum a omissão do almoço, um fator de risco para problemas nutricionais, pois tendem a consumir menos nutrientes e energia.
- Esta fase é caracterizada por participação de atividades em clubes e em grupo, esportes e programas recreativos, o que aumenta a influência de colegas e adultos, amizades e outros contatos sociais.
Um nutricionista foi contratado para implantar um serviço de atendimento nutricional direcionado aos pré-escolares e escolares (2 a 10 anos de idade) de uma escola municipal. As turmas são heterogêneas quanto às características socioeconômica, demográficas e culturais e por isso, como primeira etapa da implantação do serviço, o nutricionista decidiu avaliar o comportamento alimentar dessas crianças, considerando alguns dos seus potenciais determinantes biopsicosocioculturais.
Nessa situação hipotética, ele deve incluir na avaliação a coleta de informações sobre:
I – Ambiente familiar II – Aspectos sociais
III – Meios de comunicação IV – Estados patológicos
É correto afirmar que:
- I, II, IV estão corretas
- III, I, IV estão corretas
- II, III, IV e V estão corretas
- Todas estão corretas
Ainda em relação a questão anterior, é correto afirmar que também interferem no consumo e preferências alimentares dessas crianças:
- – Horários de refeições e brincadeiras
- – Número, tamanho da porção e intervalo entre as refeições
- – Associações de consequências patológicas ao alimento consumido IV – Comportamento neofóbico
É correto afirmar que:
- I, II, IV estão corretas
- III, I, IV estão corretas
- II, I e IV estão corretas
- Todas estão corretas
Quanto às características associadas ao crescimento físico do pré-escolar:
- – Redução na velocidade de ganho de peso e estatura na fase pré-escolar;
- – A criança torna-se mais magra e fina. A gordura aumenta, atingindo um máximo em torno de 6 anos;
- – Meninos apresentam mais massa muscular magra por cm de altura, enquanto as meninas apresentam porcentagem maior de peso com gordura; IV – A criança apresenta um ritmo de crescimento menor, quando comparado com a velocidade de crescimento e ganho de peso no primeiro ano de vida.
É correto afirmar que:
- I, II, IV estão corretas
- I, IV estão corretas
- II, III, I estão corretas
- Todas estão corretas
Quanto às características do crescimento físico do pré-escolar e sua interferência na alimentação:
- – A velocidade de crescimento estatural e o ganho ponderal são menores do que nos dois primeiros anos de vida, com consequente diminuição do apetite;
- – As crianças, devido a sua alta velocidade de crescimento, constituem um dos grupos mais vulneráveis aos erros e deficiências na alimentação; III – A necessidade de proteínas aumenta no decorrer da infância;
IV – A partir do primeiro ano a taxa de crescimento diminui e por isso o apetite aumenta.
É correto afirmar que:
- I, II, IV estão corretas
- I, IV estão corretas
- II, III, I estão corretas
- I, II estão corretas
A infância é o período onde grande parte das potencialidades humanas é desenvolvida e distúrbios ocorridos nessa época são responsáveis das graves consequências para indivíduos e comunidades. Assim as crianças merecem atenção especial em relação ao fornecimento adequado de alimentos que satisfaçam suas necessidades nutricionais, permitindo que seja atingido seu potencial genético de crescimento e desenvolvimento e que minimize o risco de aparecimento de manifestações patológicas prejudiciais à saúde.
A partir desse pressuposto devemos levar em consideração as seguintes características da alimentação infantil:
- – A aprendizagem que tenha recebido o pré-escolar na fase anterior de sua vida será manifestada agora;
- – Após os 7 anos de idade observa-se aumento da gordura corporal em ambos os sexos, em especial como preparo para o estirão puberal; III – Tentar enriquecer ao máximo as refeições, principalmente o almoço e jantar dos escolares;
IV – Respeitar as características fisiológicas, comportamentais e hábitos próprios da idade.
É correto afirmar que:
- II, IV estão corretas
- Todas estão corretas
- II, III estão corretas
- I, II, IV estão corretas
Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) conforme sejam consideradas pertinentes as recomendações para a formação de bons hábitos alimentares ao público infantil.
( ) É fundamental que os pais entendam as alterações como próprias da idade e encarem a alimentação de seu filho com naturalidade, calma e segurança.
...