Relatório Estágio Social em Nutrição
Por: alineoliveirasil • 31/5/2022 • Relatório de pesquisa • 4.845 Palavras (20 Páginas) • 324 Visualizações
Curso de Nutrição EaD – Metodologia Semipresencial
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Estágio Curricular Supervisionado em Nutrição Social
Alterações no comportamento alimentar durante a pandemia da Covid-19 entre adolescentes de 12 a 17 anos, e sua relação com o ganho de peso.
Aline Cristine de Oliveira da Silva
RGM: 21178909
São Paulo 2021[pic 1]
[pic 2]
Curso de Nutrição EaD – Metodologia Semipresencial
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Estágio Curricular Supervisionado em Nutrição Social
Relatório apresentado à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Nutrição Social do Curso de Nutrição da Universidade de São Paulo (UNICID)
como requisito parcial para aprovação.
Aline Cristine de Oliveira da Silva
RGM: 21178909
Supervisor de Campo: (Acacio Silva Barros ) Supervisor Acadêmico: Denise Almeida Nicolau
São Paulo 2021
Curso de Nutrição EaD – Metodologia Semipresencial
[pic 3][pic 4]
Universidade Cidade de São Paulo ( UNICID)
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DADOS DO ALUNO |
Nome: Aline Cristine de Oliveira da Silva RGM:21178909 Semestre: 6º Semestre Estágio Curricular: Nutrição Social( x ) Nutrição Clínica( ) Unidades dealimentação e Nutrição( ) |
DADOS DO LOCAL DE ESTÁGIO |
Razão Social: SECID – SOCIEDADE EDUCACIONAL CIDADE DE SÃO PAULO Nome Fantasia: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (UNICID) Endereço: Rua: Cesário Galeno nº: 432/448, Tatuapé, São Paulo/SP - 03071-000 Nutricionista Responsável: Acacio Silva Barros CRN:23653 Telefones: |
INFORMAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO |
Início30/08/2021 Término:03/12/2021Total de horas: 210 |
[pic 5][pic 6]
Assinatura do aluno
RESUMO
O presente trabalho, foi resultado de uma pesquisa online feita utilizando a ferramenta do Google Forms, que envolveu 151 participantes (adolescentes de 12 a 17 anos), do estado de São Paulo, em que foi possível observar com os dados gerados por gráficos, alterações no comportamento alimentar dos participantes durante a pandemia. As mudanças mais significativas indicaram aumento no consumo de Fast-food e de produtos industrializados processados e ultra processados, e uma redução das práticas de atividades físicas, em comparação ao período anterior ao isolamento, o que se explica com o isolamento social a que foram submetidos. Foi possível perceber que houve tentativas de melhorar a alimentação, como a redução do consumo de refrigerantes e da adição de açúcar em bebidas, assim como do aumento pouco expressivo do consumo diário de frutas e vegetais. Mas não teria sido suficiente para evitar o ganho de peso do grupo feminino analisado no estudo. As meninas tiveram aumento de 9,20% na obesidade, enquanto que os meninos diminuíram o sobrepeso (redução de 4,20%) durante a quarentena. O ganho de peso das meninas foi associado a uma maior ingestão calórica decorrente do aumento do consumo de fast-food, de industrializados e das porções consumidas em geral (superávit calórico). Também houve associação a fatores emocionais e hormonais, os quais teriam favorecido a busca por uma alimentação mais calórica e menos nutritiva. O que teria levado o grupo masculino a reduzir o peso no período de isolamento social mesmo com o aumento do sedentarismo, não foi totalmente conclusivo no estudo. Pôde-se sugerir que fatores metabólicos ligados a maiores níveis de testosterona podem ter evitado comportamentos alimentares compulsivos, não resultando em superávit calórico. Mas somente uma análise mais detalhada do comportamento social e alimentar durante a pandemia poderia trazer dados conclusivos nesse aspecto, sobretudo porque antes do isolamento os meninos, mesmo mais ativos fisicamente, apresentavam percentuais de sobrepeso e obesidade maiores que as meninas. Com base nos resultados coletados, foi desenvolvido uma cartilha de EAN voltada para a conscientização do grupo estudados (adolescentes). Nessa cartilha contêm informações de como esse grupo pode fazer escolhas de alimentos mais saudáveis, dicas de como dormir melhor, a importância de não consumir alguns produtos tão desejados nessa faixa etária entre outros assuntos interessantes. Todos os participantes receberam uma devolutiva contendo a cartilha EAN desenvolvida, por e-mail os quais foram coletados juntamente com a pesquisa feita.
Palavras-chave: Comportamento alimentar; Adolescentes; Estado nutricional; Covid-19; Pandemia
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO........................................................................................ 05
II. OBJETIVOS ............................................................................................. 09
III. METODOLOGIA ..................................................................................... 10
3.1 POPULAÇÃO E TIPO DE ESTUDO................................................. 10
3.2 INSTRUMENTOS DE PESQUISA E COLETA DE DADOS........... 10
IV. DETERMINAÇÃO DO PROBLEMA ..................................................... 11
V. ANÁLISE DOS RESULTADOS ............................................................. 12
VI. RESULTADOS E DISCUSSÕES............................................................. 23
VII. CONCLUSÕES......................................................................................... 25
REFERÊNCIAS........................................................................................ 26
...