A Metodologia Científica
Por: Juliana Ferreira • 21/6/2022 • Artigo • 418 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
Universidade Veiga de Almeida
Aluno:
Matrícula: 20151108272
Metodologia científica
The relationship between oral health-related quality of life, the need for orthodontic treatment and bullying, among Brazilian teenagers
https://www.scielo.br/j/dpjo/a/gjHh9HWfHDwxSwsXNsdQrVK/?lang=en#
DENTAL PRESS JOURNAL OF ORTHODONTICS, ODONTOLOGIA, B2
A adolescência brasileira x bullying x tratamentos ortodônticos
Introdução
O presente estudo tem como tema a associação entre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB), a necessidade de tratamento ortodôntico e o bullying entre os adolescentes. A principal hipótese é que os efeitos psicológicos e sociais acabam sendo o principal motivo da procura pelo tratamento ortodôntico, porém o bullying não possui relação com o surgimento das patologias.
Com o intuito de aprofundar tal compreensão, foram entrevistados adolescentes em São Paulo no mês de agosto ao mês de dezembro de 2014, com idades entre 11 a 16 anos, ambos os sexos matriculados em escolas públicas de uma cidade de médio porte do noroeste do estado.
Métodos e Importância
Para verificar essa hipótese optou-se por analisar os participantes separados em grupos de 10 alunos, que foram solicitados a responder ao questionário autoaplicável (avaliando as variáveis sexo, idade, cor da pele, histórico de tratamento ortodôntico anterior ao estudo, desejo de corrigir os dentes para melhorar a aparência) e os índices Oral Health Impact Profile (OHIP-14) e Kidscape.
O principal objetivo foi de relacionar a qualidade de vida com à saúde bucal, a necessidade de tratamento ortodôntico e o bullying entre os adolescentes. Também é preciso destacar que um estudo dessa natureza permitiu entender que a relação causa-efeito em indivíduos abusados ainda não é clara e uma combinação de fatores atua sinergicamente para causar um impacto negativo no bem-estar psicológico do indivíduo.
Referenciais Teóricos
Por fim, cabe enfatizar que tal temática foi pesquisada por graduados em Odontologia Preventiva e Social e Bioestatística, sendo eles: Renata Colturato Joaquim, Artênio José Ísper, José Eduardo Corrente, Cléa Adas Saliba.
Referências
The relationship between oral health-related quality of life, the need for orthodontic treatment and bullying, among Brazilian teenagers
Brasil. Ministério da Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília, DF; 2012.
Abreu LG, Melgaço CA, Abreu MH, Nogueira G, Lages EMB, Paiva SM. Parent-assessed quality of life among adolescents undergoing orthodontic treatment: a 12-month follow-up. Dental Press J Orthod. 2015;20(5):94-100
Oliveira BH, Nadanovsky P. Psycometric properties of the Brazilian version of the oral health impact profile-short form. Community Dent Oral Epidemiol. 2005 Aug;33(4):307-14.
...