A atuação do Técnico em Saúde Bucal em Qualidade de Vida
Por: Cristiane Marcolino • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.715 Palavras (11 Páginas) • 947 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON PAIVA
JAQUELINE
RABALHO INTEDISCIPLINAR
Atuação do técnico de saúde bucal em Qualidade de Vida
BELO HORIZONTE -MG
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON PAIVA
JAQUELINE
TRABALHO INTEDISCIPLINAR
Atuação do técnico de saúde bucal em Qualidade de Vida
Trabalho interdisciplinar apresentado ao Centro Universitário Newton Paiva.
Orientador:
BELO HORIZONTE -MG
2015
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO.....................................................................................................04
2.0 OBJETIVOS.........................................................................................................05
3.0JUSTIFICATIVA....................................................................................................05
4.0 REVISÃO LITERÁRIA..................................................................................07
4.1 Atenção a Saúde e Qualidade de ....................................................07
4.2 Importância da Saúde Bucal na Qualidade de Vida …...................08
4.3 Técnico em Saúde Bucal : rajetória ........................................................09
4.3 Atuações do técnico de saúde bucal: Trajetória ........13
5.0 METODOLOGIA..................................................................................................16
6.0 CONCLUSÃO......................................................................................................17
7.0 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................18
INTRODUÇÃO
Apesar do avanço, em todas as áreas da odontologia, no que diz respeito ao entendimento e controle das doenças dentárias e, ainda, no que se refere às inovações tecnológicas com o uso de equipamentos mais modernos, sabe-se, hoje, que a atenção dada nos primeiros anos de vida do indivíduo são de extrema importância para impedir o aumento dos problemas que acomete a cavidade bucal. Asaúde bucal faz parte da saúde geral do indivíduo e a educação em saúde bucal deveria iniciar-se nos primeiros anos de vida, porque medidas de prevenção, como higiene bucal, utilização de fluoretos sob diversas formas e o controle da dieta, são desencadeadas tardiamente, quando um mau hábito já está instalado, dificultando o processo educativo .
A utilização de medidas preventivas desde os primeiros anos de vida auxilia no desenvolvimento de hábitos saudáveis que contribuirão para a manutenção da saúde bucal dos indivíduos. Cuidados simples, como a escovação dos dentes, o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, podem evitar as doenças mais comuns na cavidade bucal: a cárie e a doença perioodontal.
É fato que o profissional dentista que se dispõe a assumir o compromisso e responsabilidade de tratar crianças, devem ter a conciencia de que esta não será uma tarefa fácil. Isso por que o Excercicio da Odontopediatria não limita-se apenas a prevenção e a solição dos broblemas relacionados a saude bucal, como tambem o desempenho de um papel de extrema importancia tanto nos setores psicologicos, comportamentais e educacionais.
O profissional que atende crianças deve estar acostumado com a utilização das estratégias de manejo do comportamento, para que a sua implementação seja feita de maneira natural, sem que isso interfira na realização do procedimento. Uma questão importante nesse contexto é a necessidade de o dentista aprender a observar seu próprio comportamento e de que forma ele é afetado pela variabilidade dos comportamentos apresentados pelos pacientes.
Desse modo, o presente trabalho pretende realizar um estudo com enfoque na importancia da odontologia infantil - odontopediatria - apresentando o seu papel no que se refere, apresentando ainda os desafios que estes profissionais enfrentam relacionado ao comportamento da criança frente ao tratamento dentário.
2.0 OBJETIVOS
O objetivo fundamental deste trabalho é, “Revisar a importancia da odontopediatria no contexto da odontologia, destacando os principais desafios enfrentados pelos profissionais desta área":
- Aprofundar o conhecimento A.
- Descrever sobre a importância da Saúde Bucal para a Qualidade de Vida dos indivíduos.
3.0 JUSTIFICATIVA
A saúde bucal para bebês, crianças e adolescentes é uma importante parte da saúde geral da população. Muito embora tenha havido um notável progresso na promoção da saúde bucal, levará tempo para que as doenças bucais sejam totalmente erradicadas, e talvez seja provável que isso nunca ocorra. Aquelas doenças conhecidas como cárie e doença periodontal permanecem em graus variáveis pelo mundo todo. Portanto, é extremamente importante que todos os dentistas estejam preparados para lidar com os problemas bucais mais comuns encontrados na população pediátrica.
4.0 REVISÃO LITERÁRIA
4.1 Conceitos da Odontopediatria
De acordo com RING (1998), a odontopediatria é a especialidade da Odontologia que se preocupa com os cuidados buco-dentários infantis, dedicando-se não somente às práticas curativas, mas principalmente a prevenção. O autor destaca que esta especialidade surgiu no ano de 1993, quando um grupo de dentistas americanos se propôs a estudar a odontologia infantil, mas oficializou-se apenas no ano de 1949.
Nesse período, alguns ensinamento sobre o controle do comportamento infantil, foram introduzidos no ensino das faculdades de Odontologia. Contudo, MORAES (1999) acrescenta que naquela época a maior preocupação dos profissionais não era especificamente o bem estar da criança, e sim a viabilidade da realização dos procedimentos odontologicos. Em outras palavras, o comportamento da criança frente a situação de tratamento dentário, pouco era considerada.
...