A Tipologia de Jung
Por: mandy01 • 5/11/2017 • Relatório de pesquisa • 469 Palavras (2 Páginas) • 559 Visualizações
De acordo com o artigo pesquisado sobre a Depressão Pós-parto, verificamos que dentre as técnicas utilizadas para o levantamento de dados das mães que participaram do estudo, foi uma técnica desenvolvida por González Rey (1997,1999,2001, 2002), inspirado a partir do teste clássico de associação de palavras de Jung (completamento de frases), além de testes projetivos e escuta.(AZEVEDO,ARRAIS 2006)
Nesse sentido, usou-se o método qualitativo, acreditando ser o mais adequado ao seu estudo, por se tratar de esferas de sentimentos com suas várias tonalidades, como angústias, tristeza, desamparo, entre outros. Para tanto, foi apresentado sessenta e sete frases escritas e incompletas para que os participantes as completassem a partir daquilo que primeiro aparecesse em suas mentes. .(AZEVEDO,ARRAIS 2006)
Destacamos esse parágrafo, pois ele mostra um modelo de psicometria que é representado por uma técnica de medida dos processos mentais. A técnica foi utilizada para avaliar as respostas dadas.
Entre várias questões tratadas, estava incluída a depressão pós-parto, com o objetivo de auxiliar na produção de indicadores e, posteriormente, auxiliar na interpretação subjetiva dos integrantes, levando-se em conta a subjetividade de cada sujeito envolvido na pesquisa, respeitando a forma singular pela qual as pessoas experienciam e significam suas vivências.
De acordo com o modelo Junguiano, outro instrumento psicrométrico utilizados para a realização de pesquisa é o QUATI que avalia a personalidade dos indivíduos. É um questionário composto por 93 questões, sendo subdivida em seis categorias. Em relação aos resultados obtidos podemos identificar, descrever e nortear perfis de personalidade.
“O critério segundo o qual estudamos a doença não deve e não pode limitar-se à doença em si mesma (...). Deve basear-se na variação do normal” (Carl Gustav Jung).
Os dados levantados serviram de construção de indicadores sobre a vivência da maternagem e da depressão pós-parto.
Faz-se importante mencionarmos que os estudos de Jung trouxeram grande contribuição para o entendimento da tipologia humana, principalmente ao publicar seu livro “tipos psicológicos”, onde na sua visão, o tipo psicológico de um indivíduo é determinado pela introversão e extroversão e as quatro funções psíquicas. Sendo o inconsciente o produto da interação entre o inconsciente coletivo e o meio ambiente em que o indivíduo cresce. (Citar artigo).http://www.jungrj.com.br/artigos/tipos_psicologicos.htm
A depressão, segundo Jung, é uma estratégia humana de adaptação, em que é necessário entrarmos em contato com nós mesmo. É uma elaboração simbólica para o processo de individuação, que, quando superamos determinadas situações sairmos mais fortalecido delas. (Citar artigo)
http://www.jung-rj.com.br/artigos/tipos_psicologicos.htm
A psicologia junguiana considera que a depressão é um estado no qual grande parte da energia que deveria estar na consciência fica presa no inconsciente. Sendo que essa energia fica presa por várias razões. Acreditando que vencer uma depressão é um grande grito de amor por si. (Citar artigo).
...