A Citologia Vaginal em Cadelas
Por: Franciele Medeiros • 31/3/2023 • Trabalho acadêmico • 857 Palavras (4 Páginas) • 89 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CITOLOGIA VAGINAL EM CADELAS
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Células do epitélio vaginal 4
2.1 Células Parabasais 4
2.2 Células Intermediárias 4
2.3 Células superficiais 4
2.4 Células basais 5
3. Estágios citológicos do ciclo reprodutivo 5
3.1 Proestro 5
3.2 Estro 5
3.3 Diestro 5
3.4 Anestro 5
4. Realização do exame 5
5. Conclusão 6
6 Referências 6
- Introdução
A citologia vaginal é um exame simples e de baixo custo que, apesar de ser antigo, vem se tornando popular atualmente pois permite resultados completos e com rapidez.
Esta técnica vem sendo muito utilizada para a verificação do estado reprodutivo em cadelas sexualmente ativas e também de forma preventiva analisando a saúde das células epiteliais e descartando alterações hormonais.
Como meio diagnóstico, a citologia permite que sejam detectadas neoplasias, infecções ou inflamações do sistema reprodutivo da fêmea, podendo ser comparada à análise de progesterona no sangue.
- Células do epitélio vaginal
2.1 Células Parabasais
São observadas em grande número geralmente em cadelas que ainda não atingiram a puberdade. Estas células possuem tamanho uniforme, forma arredondada e com um grande núcleo. Também podem estar presente nas fases de diestro e anestro.
2.2 Células Intermediárias
São células semelhantes às parabasais mas com praticamente o dobro de tamanho. Se caracterizam pelo aumento do citoplasma mas não do núcleo. No período do cio o citoplasma dessas células apresenta um tom de azul acizentado pálido.
2.3 Células superficiais
Estas células são grandes com muito citoplasma e núcleo pequeno, apresentam dobras e irregularidades e em fêmeas com idade mais avançada as células superficiais se caracterizam pela ausência do seu núcleo
2.4 Células basais
Raramente são observadas nos exames de citologia vaginal, estas células são conhecidas como precursoras das células basais, são pequenas, com pouco citoplasma, de formato quase redondo e uniformes.
- Estágios citológicos do ciclo reprodutivo
- Proestro
A lâmina citológica dessa fase se apresenta com um fundo de matiz azul bem fraco, rica em células parabasais e intermediária e pobre em células superficiais.
Esta fase é caracterizada pelo aumento dos níveis de estradiol no sangue e da maturação folicular
- Estro
Nessa fase, a lâmina é composta de 90 a 100% de células superficiais e a presença de neutrófilos pode ser um indicativo de inflamação epitelial.
Também é nesta fase que a fêmea se encontra receptiva à aproximação do macho e fértil
- Diestro
Esta fase é o fim do cio, a lâmina é composta por 50 a 60% de células superficiais e 50 a 40% de células parabasais e intermediárias
- Anestro
Nessa fase a lamina apresenta células parabasais e intermediárias abundantes. É possível que sejam visualizados neutrófilos e bactérias.
Com o avanço da idade da fêmea a citologia vaginal começa a apresentar a escassas células superficiais anucleares
- Realização do exame
É de extrema importância que o exame seja realizado de maneira correta, permitindo assim a obtenção de lâminas com ótima qualidade para análise pois através da citologia vaginal é possível determinar o momento certo para o acasalamento, além de ser possível descobrir causas de infertilidade e diagnosticar neoplasias e inflamações
...