Estudo Dirigido
Por: bankai1 • 6/5/2015 • Exam • 454 Palavras (2 Páginas) • 397 Visualizações
Universidade Regional de Blumenau
Disciplina: Saúde Pública IX
Professor: Juliano Javert Lourenço
Acadêmicos: Lucas Rebelo Brehsan
Mateus Poffo
Mariane Pizzolotto
ESTUDO DIRIGIDO
1. Como você Dr, explicaria a diferença entre scrapie clássica e atípica?
Na screpie atípica os animais não apresentam prurido o animal comporta-se diferente, fica mais parado e quieto em relação aos outros animais, ele chega a perde o equilíbrio, a cabeça fica um pouco tremula ele não responde quando ameaçado. A diferença da screpie atípica para a clássica se observa nos sinais clínicos na screpie clássica o animal quando ameaçado ele vai ter resposta mesmo que pouca más vai ter, ele vai conseguir manter o equilíbrio e os membros posteriores vão estar bem curvados o que não acontece no screpie atípico.
2. Há testes diagnósticos que fazem esta distinção? Se sim, quais?
Sim, ha exames para auxiliar no diagnóstico, conforme aos sinais clínicos em que o animal apresenta. Esses testes são: Avaliação da postura do animal (animais com a doença apresentam membros com base larga, podem ficar curvados, ficar com a cabeça abaixada); avaliação do comportamento do animal ( animais infectados a atividade neural fica comprometida, assim quando o animal pode cair, fugir,... )
Teste de resposta Menace – animais infectados apresentam ausência da resposta de ameaça, sendo assim aconselhável realizar teste de resposta palpebral para diferenciação.
Verificação se ha perda de pelos – a scrapie gera prurido
Escore corporal – scrapie causa perda de peso progressivo, em que o processos transversais das vertebras são sentidos facilmente.
Teste da venda nos olhos do animal – Observar se ocorre falta de compensação da visão, casos onde observamos falta de equilíbrio, coordenação motora ou movimentos em círculos são indicativos de doença prionica
Avaliação da movimentação do animal- Movimentos descoordenados como tropeços, balanços excessivos dos quadros traseiros, tremores excessivos na cabeça quando animal esta perturbado são indicativos de BSE atípica.
Se o animal morrer pode ser feitos exames de hispotalógicos para identificar a proteina; ELISA, Coloração histoimunologica.
...