O RESUMO DE BIOCLIMATO – PROVA
Por: darkduduzinho • 9/6/2019 • Dissertação • 1.442 Palavras (6 Páginas) • 342 Visualizações
RESUMO DE BIOCLIMATO – PROVA 1
- Homeotermia e termorregulação:
- Homeotérmia:manutenção da temperatura corporal profunda dentro de certos limites, mesmo com a variação da temperatura do ar.
- Temperatura normal:
Bovino: 38 – 39,5
Aves: 40 - 42
- Hipotalamo:centro termorregulador da temperatura do corpo. A temperatura basal e a temperatura do sangue são controladas por ele, de acordo com a influência de termorreceoptores (controlam sede, equilíbrio hormonal e centro regulador) e fotorreceptores.
- Qual a relação da homeotermia com a produção animal e bem-estar animal?
O equilíbrio térmico representa uma das cinco liberdades do bem-estar animal e o animal em equilíbrio térmico apresenta maior eficiência produtiva e reprodutiva.
- Classificação dos animais:
- Em relação a resposta ao ambiente térmico:
- Homeotérmicos: organismo procura manter a temperatura interna independente da variação ambiental.
- Heterotermicos:temperatura tende a acompanhar a temperatura ambiental.
- Em relação a origem da temperatura corporal:
- Endotérmico: maior parte do calor corporal é gerado por processos metabólicos.
- Ectotermicos:maior parte do calor provem da absorção da energia térmica do ambiente, com um baixo nível de metabolismo.
- Vantagens em ser homeotérmico e endotérmico: esses animas apresentam maior adaptabilidade de polo a polo e melhor desempenho locomotor. Mantêm o sistema nervoso em uma temperatura constante.
- Vantagens em ser heterotérmico e ectotermico:gasta-se menos energia (já que não precisa manter a temperatura corporal), e esse excedente é investido no crescimento e na reprodução desses animais. Além disso, utilizam menos agua e alimento. Se adaptam bem a ambientes secos.
- Termorregulação: manutenção da temperatura corporal.
- Ganho de calor:
- Termogenese:produção de energia térmica pelo organismo através dos processos metabólicos.
- Mecanicamente: exercício físico.
- Radiação
- Convecção
- Condução
- Perda de calor:
Sensível:
- Condução: transferência de energia por meio de moléculas de energia cinética da movimentação das moléculas (com gradiente de calor0
- Convecção: corrente de fluido que absorve energia térmica em um local e se desloca para outro.
- Radiação :transferência de energia térmica de um corpo para outro por ondas eletromagnéticas. Pode ser refletida, absorvida ou emitida.
Dependem da temperatura do ar e são desprezíveis em situação de estresse térmico. Representam 75% da perda de calor quando o animal está na zona de termoneutralidade.
Latente:
- Evaporação: transferência de energia térmica que ocorre no trato respiratório e na superfície cutânea. Estão incluídos suor, perspiração, e evaporação cutânea (perda de agua da célula da epiderme para o ar)
É inibida por umidade alta. Realiza praticamente toda a dissipação de calor em situações de temperatura elevada.
Quanto maior o gradiente entre temperatura superficial e temperatura retal, maior é a perda de calor por meios sensíveis.
- Dissipação do calor: depende da cobertura do corpo, pele, pulmões, permuta de agua e bebida excretada (calor por condução no tubo digestório, NÃO SE APLICA A RUMINANTES, devido as bactérias do rumem.). É influenciada pela temperatura e umidade do ar e pela ventilação.
- Equilíbrio térmico: produção de calor corporal + ganho do microambiente = calor perdido para o ambiente,
- Como se realiza a regulação da temperatura corporal dos animais homeotérmicos? O sistema nervoso central faz alterações fisiológicas para igualar a perda e a absorção de calor.
Termossensores captam estímulos do meio e enviam informações para os centros hipotalâmicos.
Os centros hipotalâmicos avisam o organismo que precisa haver termolise por meio das fibras nervosas eferentes, de forma que o sangue e os tecidos realizam a regulação (vasoconstrição, comportamento...).
Quando a regulação está feita, os termossensores notificam os centros hipotalâmicos.
- Regulação térmica pela epiderme:
- Perda de calor: VASOCONSTRICÇÃO :fecha anastomoses para que o sangue vá para a superfície corporal e se esfria. DILATAÇÃO de vasos superficiais.
- Ganho de calor: VASODILATAÇÃO: dilata anastomoses arterio venosas e constringe vasos periféricos. Reduz a quantidade de sangue superficial, reduzindo a transferência de calor para a epiderme.
- Resposta do animal ao estressor ambiental: depende da intensidade, duração e recuperação (genética): causa alterações nas funções do organismo de acordo com os fatores que estabelecem o limiar (condicionamento, adaptação, nutrição, idade, genética). Se o limiar é ultrapassado, temos distúrbios de comportamento e falhas na fisiologia e imunidade, afetando saúde, produção e bem-estar.
- .
- Zona de termoneutralidade:
- Definição:
- Zona de termoneutralidade: faixa entre temperatura critica inferior e temperatura critica superior. Temperatura ambiente na qual a taxa metabólica é mínima. Existe estresse, mas não causa tensão.
- TCI:abaixo dela, o animal aumenta a produção metabólica para manter a homeotermia. Estresse por frio.
- TCS:acima dessa o animal vai estocar calor, pois não é possível abaixar o metabolismo celular além da taxa metabólica mínima apresentada na zona de termoneutralidade (mecanismos fisiológicos não são suficientes para manter o equilíbrio térmico). Estresse por calor.
- Zona de conforto térmico: dentro da zona de termoneutralidade, sem estresse e sem tensão. Consideradas sinônimos
- uma faixa de temperatura do ar onde o ambiente térmico é ótimo para um dado animal. Nela a regulação da temperatura corporal é alcançada sem mudanças na produção do calor metabólico e na perda de calor evaporativo.
- Estresse ambiental: Fatores que causam a incomodo térmico no animal. Radiação, chuva, vento...
- Tensão: consequência do estresse. Depende da espécie e das características dos animais.
- Sinais de tensão em aves: bico aberto, prostração, barriga encostada no chão, asas abertas, maior consumo de agua.
- Respostas ao stress:
- Comportamentais: amontoar-se , buscar sombra, aumentar consumo de agua.
- Autonomas:Vasoconstrição periférica(frio), vasodilatação periférica (calor), variação da posição dos pelos, funcionamento das glândulas sudoríparas, controle do sistema respiratório.
- Adaptativas: resposta a médio e longo prazo, tipo e coloração do pelame, formação de deposito de gordura, alteração dos níveis hormonais.
CALOR:
...