Periodo Fetal e Partição
Por: Jordan2828 • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 822 Palavras (4 Páginas) • 438 Visualizações
Periodo Fetal e Parturição
O período fetal tem inicio na 9° semana e se estende até o final da gestação. Nesta fase do desenvolvimento, os olhos, abertos durante a organogênese, encontra-se fechados inicialmente e só são reabertos por volta da 28° semana. A genitália externa só permite a distinção do sexo ao final do 3° mês.
Estando boa parte do organismo formada ou bastante desenvolvida, este período caracteriza-se, fundamentalmente, pelo crescimento e aumento do peso fetal. Deste modo, um feto com 9 semanas de idade mede determinado tamanho, que ao chegar as véspera do parto mede seu tamanho final, que varia de espécie para espécie. Todavia, deve-se levar em conta que tanto o comprimento, quanto o peso fetal variam consideravelmente em função de diversos fatores, ex: na mulher (fumo e álcool).
Embora na organogênese a face assuma gradativamente suas características e ela já possua seu aspecto,somente no período fetal é que as características são aperfeiçoadas.
No período fetal nos eqüinos vai acontecer gradativamente a sua formação, como a formação estrutural, formação de intestino, casco, pelos etc.
Determinação da idade fetal
A idade fetal em humanos é determinada através da mediação do comprimento do pé e da distância da cabeça ao cóccix. Geralmente este comprimento é dado em cm ou mm. Feitas as medições, comparamos os dados obtidos com os existentes em tabela apropriada, da qual constam inclusive o peso aproximado e as características principais.
Nos serviços de imageologia, o método ultra-sonográfico fornece elementos que permitem ao médico chegar não só á idade aproximada do feto, como também a um diagnóstico sobre o desenvolvimento fetal.
Período gestacional
O tempo de gestação varia nas diferentes espécies de animais. Na mulher o período gestacional é estimado em 9 meses ou 10 meses, tendo inicio com a fecundação e formação do zigoto e término com o parto. A esse período chamamos de gravidez na mulher e de prenhez nos animais.
A raça do animal influencia na variabilidade do período gestacional. Desde modo, na vaca este período varia de 278 a 293 dias, na égua de 330 a 345 dias, na ovelha de 144 a 151 dias, na cabra de 146 a 151 dias, na porca de 112 a 115 dias, na cadela de 59 a 68 dias.
Um fato também interessante é que, além da raça, o sexo dos fetos afeta a duração do período gestacional de alguns animais. Neste caso incluem-se a égua e a vaca; estes animais apresentam uma gestação mais longa quando se trata de uma prenhez de feto macho. Entretanto, na ovelha o sexo não parece afetar o tempo gestacional. O número de filhotes geralmente está associado também á variabilidade gestacional, de modo que, quando maior o número, menor o tempo de gestação.
Durante a gestação, o útero aumenta de tamanho, distende-se devido à presença do feto em crescimento, mantém-se quiescente e com a cérvix fortemente contraída, isso se dá sob ação da progesterona. Entre as espécies de animais domésticos, há diferenças quanto à origem da progesterona responsável pela manutenção da gestação. Em éguas, primatas e ovelhas, a principal fonte de progesterona é a placenta, enquanto que em vacas, cabras, porcas, gatas e cadelas, é o corpo lúteo. Tais diferenças são importantes na compreensão do mecanismo de desencadeamento do parto.
...