Relatório de Aula Prática: Técnica de Flutuação com Solução Hipersaturada
Por: Bethânea Cecília • 23/10/2017 • Trabalho acadêmico • 654 Palavras (3 Páginas) • 1.067 Visualizações
FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS (FEAD)
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Relatório de Aula Prática: Técnica de Flutuação com Solução Hipersaturada
Acadêmicas: Areta
Luan
Nubia
Priscila
Belo Horizonte
2017
Relatório de Aula Prática: Técnica de Flutuação com Solução Hipersaturada
[pic 1]
Belo Horizonte
2017
INTRODUÇÃO
Os helmintos que acometem os equídeos possuem impacto negativo no desenvolvimento desses animais, podendo causar desde um pequeno desconforto abdominal até episódios de cólicas e óbito. Todos os equinos são vítimas em potencial, sendo os potros a categoria mais prejudicada.
Os parasitas acarretam em perdas econômicas aos proprietários pois impedem que os animais expressem todo o seu potencial genético. Desta forma, é crucial na criação de equídeos condições básicas como, um adequado calendário sanitário, boa alimentação, higiene e limpeza do ambiente, vacinação, vermifugação, entre outros importantes fatores de manejo.
Os principais gêneros de parasitas gastrointestinais de equídeos são os pequenos estrôngilos (Gyalocephalus, Cyathostomum, Oesophagodontus, dentre outros), grandes estrôngilos (Strongylus), Gasterophilus, Trichostrongylus, Habronema, Parascaris, Strongyloides, Anoplocephala e Oxyuris.
O diagnóstico preciso de parasitoses em equídeos deve ser baseado na história clínica do animal além de uma análise cuidadosa do manejo nutricional, estado fisiológico e imunológico dos animais, exames laboratoriais e quando o animal vir a óbito, avaliar as lesões observadas na necropsia.
Como exame laboratorial, pode ser o utilizado o Teste de O.P.G (Contagens de Ovos por Grama de Fezes). Há várias técnicas que permitem identificar e monitorar a concentração de ovos de helmintos nas fezes, como a técnica de sendimentação natural, técnica de centrifugação e a técnica de Flutuação. Nos equídeos o teste ideal, de acordo a aula de Doenças Parasitárias e Micóticas, é a Técnica de Flutuação com solução hipersaturada.
O princípio da Técnica de Flutuação, é a utilização de soluções que apresentem gravidade específica mais elevada, como a solução hipersaturada de Nacl (Cloreto de sódio) que tem como objetivo aumentar a densidade da solução, fazendo com que os ovos de parasitas flutuem por menor densidade.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais utilizados:
- Balança simples;
- Microscópio;
- Solução hipersaturada de NaCl;
- Tamís;
- Gase;
- Copo plástico;
- Bastão de vidro;
- Erlenmeyer (125ml);
- Proveta (30ml)
- Câmara de McMaster;
- Fezes de equino;
- A amostra de fezes foi coletada de uma égua dois anos.
Procedimento:
-Em uma balança simples, pesou-se 4 gramas da amostra de fezes coletada do potro.
-Essas fezes pesadas foram colocadas no erlemeyer junto a 30 ml de solução hipersaturada de NaCl medida em uma proveta, em seguida, utilizou-se o bastão de vidro para dissolver as fezes e homogeneizar a solução;
...