Relatório de Visita técnica à fazenda Várzea
Por: Alex Cardoso • 18/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.817 Palavras (8 Páginas) • 6.009 Visualizações
Universidade Federal do Piauí – UFPI
Centro de Ciências Agrárias – CCA
Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária
Curso de Medicina Veterinária
Disciplina: Fisiopatologia da Reprodução da Fêmea
Profª Drª Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro
Relatório de visita técnica à fazenda Várzea
Discente: Alex Cardoso de Melo
Teresina – PI
Novembro – 2017
Sumário
1. Introdução 3
2. Objetivos 4
2.1 Geral 4
2.2 Específico 4
3. Metodologia 4
3.1 Histórico e localização da fazenda 4
3.2 Rebanho 4
3.3 Ambiente 5
3.4 Manejo reprodutivo e sanitário 5
3.5 Manejo hídrico e alimentar 6
3.6 Produtividade 6
3.7 Maternidade 6
3.8 Bezerreiro 7
4. Conclusão 7
Referências 7
Anexos 8
Introdução
A cada ano a produção de leite no país aumenta cerca de 5%. A produção anual já ultrapassou 33 bilhões de litros/ano. No entanto, esse volume ainda não consegue atender a demanda do mercado consumidor, segundo os dados divulgados pelo IBGE. Dentre os fatores capazes de impulsionar a produção está o desempenho reprodutivo, uma vez que a produção de leite começa a partir do parto.
O desempenho reprodutivo é muito importante em qualquer sistema de produção leiteira, pois permite que a vaca retorne ao momento em que é mais eficiente em produzir leite, o início da lactação. Assim, uma boa eficiência reprodutiva, caracterizada por curtos intervalos entre partos faz com que a propriedade tenha uma alta taxa de natalidade e elevada porcentagem de vacas em lactação. Isso tem reflexos na produção total de leite por dia do rebanho, além de maior número de crias nascidas por ano.
O manejo reprodutivo consiste na avaliação de índices zootécnicos para acompanhamento e intervenção no manejo das novilhas e vacas do rebanho. De posse dos dados produtivos e reprodutivos é possível a tomada de decisões para a melhoria do manejo reprodutivo dos animais.
Para exaltar a importância do manejo reprodutivo, o período ideal, em dias, entre um parto e outro deve ser mantido entre 365 e 395 dias. Quando este intervalo entre partos passa, por exemplo, de 12 para 18 meses, podem ocorrer perdas de até 3,2kg de leite na produção/dia/animal. Além disso, com uma vida útil de 6 anos, o animal deixa de produzir 2 bezerros quando comparado com um animal com intervalo entre partos (IEP) de 12 meses.
Dentro do manejo reprodutivo é importante fornecer aos animais além de suporte nutricional adequado e manejo sanitário eficiente, condições ambientais favoráveis à inseminação e bem estar dos animais para que possam expressar mais satisfatoriamente seus atributos zootécnicos.
Com o objetivo de entender como é realizado o manejo reprodutivo em vacas leiteiras, os alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram visita técnica à fazenda Várzea, localizada no extremo norte piauiense, em região litorânea.
Objetivos
Geral
Realizar visita técnica a uma fazenda produtora de leite bovino.
Específico
Entender como é realizado o manejo reprodutivo em uma fazenda produtora de leite bovino.
Metodologia
Foi realizada visita técnica com os alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a uma fazenda produtora de leite bovino localizada no extremo norte piauiense, em região litorânea. Durante a visita foram acompanhados do médico Veterinário Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra.
Histórico e localização da fazenda
A fazenda Várzea é uma fazenda produtora de leite bovino localizada na região do litoral do Piauí, no município de Buriti dos Lopes (3º5’ de latitude sul e 41º41’ de longitude oeste). Está localizada às margens do Rio Parnaíba. Está dividida em uma área de 240 hectares, sendo 39 hectares destinados aos piquetes, distribuídos em 26 piquetes.
É tida como fazenda modelo na produção de leite no estado do Piauí, se destacando como detentora do melhor manejo sanitário do Piauí em relação à brucelose e tuberculose, sendo uma das melhores do nordeste.
O leite produzido é envazado à indústria de laticínios Longá.
Rebanho
A fazenda visa a produção de leite de vacas girolando, contando com um rebanho formado por 250 vacas, sendo 220 delas lactantes. Possui 2 touros e um rufião da raça gir e girolando respectivamente.
Os bezerros são levados para outra fazenda para serem utilizados na bovinocultura de corte. Os melhores são separados para venda como reprodutores.
A fazenda possui13 bezerras, que ficam alojadas no bezerreiro.
Ambiente
A fazenda é bem arborizada e possui ventilação constante por estar em área litorânea. O acesso à água é fácil, pois está localizada às margens do Rio Parnaíba. Segundo o Drº Eduardo, apesar de tais características ambientais, os animais ainda sofrem estresse térmico, o que prejudica a inseminação. Segundo ele, os animais que atingem temperatura corporal próxima a 39,5°C estão inaptas para inseminação.
Visando proporcionar melhor conforto aos animais o proprietário pensa em futuramente realizar a instalação de chuveiros na propriedade com o intuito diminuir o estresse térmico, que além de prejudicar a inseminação, diminui a produção de leite.
Manejo reprodutivo e sanitário
Todos os animais possuem acompanhamento e registro reprodutivo.
Na fazenda é realizada inseminação artificial e monta natural. São realizados dois ciclos de inseminação, seguidos por um ciclo de monta natural com o touro. Cada vaca recebe 2,5 doses de sêmen.
...