Resumo: Principais Moléculas Orgânicas
Por: Eric Alves Rosini • 10/4/2021 • Trabalho acadêmico • 363 Palavras (2 Páginas) • 1.209 Visualizações
Atividade 1
As principais moléculas orgânicas presentes nas células são os carboidratos, lipídeos, proteínas e ácido nucleicos. Segue abaixo uma pequena explicação de cada uma dessas moléculas orgânicas:
CARBOIDRATOS
Também chamado de açúcar, ou sacarídeos, os carboidratos possuem diversas funções nas células, sendo que a principal função é a de fornecer energia. A fórmula padrão dos carboidratos é (CH2O)n em que temos múltiplas átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio fazendo ligações sempre na proporção: 1 átomo - 2 átomos - 1 átomo respectivamente.
A molécula de carboidrato será definida a partir do número de átomos e da configuração geométrica em que eles se ligam. Ademais, é ainda possível classificar os carboidratos em três grupos: monossacarídeos (formado por apenas uma molécula), oligossacarídeos (polímeros de monossacarídeos) e os polissacarídeos (formado por centenas de monossacarídeos ligados entre si).
LIPÍDEOS
Os lipídeos são moléculas definidas principalmente de acordo com a sua solubilidade. São definidos por possuírem baixa solubilidade em água e alta solubilidade em solventes orgânicos apolares.
Assim como os carboidratos, possuem diversas funções em um organismo, sendo que as principais são: fonte de energia, fonte de reserva energética, estrutural (uma vez que está presente em nossas membranas plasmáticas) e isolamento térmico (principal componente do tecido adiposo de muitos animais).
PROTEÍNAS
As proteínas são compostos orgânicos formados por aminoácidos unidos por ligações peptídicas (ligação feita a partir da reação de um grupo carboxila de uma molécula com um grupo amina de outra, liberando água nesse processo).
Assim como os carboidratos e os lipídeos, possui diversas funções dentro do nosso organismo. As suas principais funções são: atuar como catalisadores de diversas reações químicas nas nossas células, estruturação das células e em diversos animais, atuam na composição do sistema imunológico. Portanto, garantem a defesa do organismo.
ÁCIDOS NUCLEICOS
Os ácidos nucleicos são estruturas constituídas por moléculas de nucleotídeos. Sendo que, o nucleotídeo é definido a partir da união de uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato.
Existem dois ácidos nucleicos o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico) esses dois ácidos são encontrados no núcleo de células eucariontes e, de forma não organizada, em células procariontes.
Suas principais funções são armazenar e transmitir as informações genéticas presentes nas células. Além disso, atuam principalmente na síntese de proteínas nas células.
...