A LITERATURA É IMPORTANTE?
Por: -ugmvvtvgy • 5/6/2019 • Seminário • 992 Palavras (4 Páginas) • 315 Visualizações
A LITERATURA É IMPORTANTE?
DOS SANTOS, Thamiris Klitzke[1]
GRIFFO, Gabriel Moreira[2]
A literatura é uma arte, uma forma de abrir novas caminhos, conhecer novos mundos, colocar a sua imaginação para funcionar. Ela pode ser ligada aos direitos humanos, de acordo com Antonio Candido na obra, Direito a literatura (2011, p172) “Reconhecer que aquilo que é indispensável para mim, também o é para o meu próximo”.
Uma quantidade considerável de pessoas não tem acesso à literatura; a obras clássicas, porque infelizmente a desigualdade é muito grande. A literatura nas escolas é levada apenas como uma obrigação, não por gosto, o aluno lê porque um professor o obriga, não porque ele quer, mais isso não deveria ser assim, porque a literatura é importante, e além de mostrar novos pontos de vistas, ela também é capaz de abrir os olhos para a realidade, o que realmente acontece.
A desigualdade é um dos fatores que mais privam as pessoas do contato a literatura. As pessoas que tem acesso a literatura não ligam muito para ela, mas com certeza quem não tem e pudesse ter, faria mais diferença que os outros que são todos alienados, e que seguem a sociedade cegamente.
Antigamente acreditava-se que a boa literatura só era aquela que mostrava a sua religião, no que a pessoa acreditava, e nos dias atuais não ocorreram tantas mudanças em relação a isso, as pessoas continuam julgando ser ruim aquilo que não diz o que eles querem ouvir. Por exemplo, pessoas muito religiosas que só aceitavam ou seguiam o que está na bíblia e nada mais.
Ela interfere positivamente na formação do ser humano, desde seu primeiro contato, expande a sua forma de interpretar as coisas, abre novas portas do conhecimento e muda o seu modo de pensar.
A literatura atual não está em tanta evidência, pois as pessoas que à estudam hoje em dia, priorizam sua estrutura, ou seja, a ordem, a disposição e relações das partes que compõe uma obra, e não a função da literatura. Como disse Antonio Candido na obra A literatura e a formação do homem (1999, p. 81):
Esse conceito social de função não está muito em voga, pois as correntes mais modernas se preocupam sobretudo com o de estrutura, cujo conhecimento seria, teoricamente, optativo em relação a ele, se aplicarmos o raciocínio feito com referência à história. Em face os estruturalistas optam, porque acham que é possível conhecer a história ou a estrutura, mas não a história e a estrutura. Os dois enfoques seriam mutuamente exclusivos.
A leitura que é mais feita hoje em dia, é através da internet, pois lá tem disponibilidade dos livros do qual as pessoas gostam e pode ser baixado no celular ou no notebook, o que facilita o acesso, pois não é mais necessário carregar uma livro para ler, pois é simplesmente ler pelo celular. A leitura foi unida a uma coisa atual, algo do qual a maioria tem acesso, e isso faz com que a leitura virtual seja mais utilizada, e o livro do qual se podia pegar em uma biblioteca, já não é mais tão utilizado. A era digital interfere em alguns quesitos de forma negativa, pois muitas vezes o tempo em que uma pessoa podia estar lendo um livro do qual o ajudaria a obter mais conhecimento, ela está conectada em uma rede social ou se distraindo vendo vídeos irrelevantes. De acordo com Antoine Compagnon, na obra Literatura pra que? (2009, p 21):
...