A AGRICULTURA PATRONAL
Por: Brenda Maia • 10/10/2018 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 1.227 Visualizações
Agricultura patronal
A agricultura patronal é um modelo de agricultura completamente voltado para o lucro e para a produção, gerando venda de seus produtos. Por conta disso, tal modelo se opõe ao de agricultura familiar, pois a agricultura familiar é voltada para consumo próprio, com um cultivo privado e dentro de um circulo de familiares e vende-se apenas o excedente que não foi consumido pelos mesmos. Nesse modelo, existe a separação completa entre gestão e trabalho.
Os trabalhadores de agricultura patronal são pagos pelo serviço que lhes competem, não recebendo nenhuma parte dos lucros finais da produção e recebendo um salário mesmo se a safra não for boa. Outra característica da agricultura patronal é a especialização de suas culturas. Isso significa que em busca de vender grandes quantidades e aumentar os lucros, se especializa em apenas um cultivo.
Nesse modelo, usa-se tecnologia visando reduzir a necessidade de mão de obra. Todo setor tecnológico voltado para agricultura familiar tende a reduzir o numero de pessoas para reduzir a mão de obra, aumentando, assim, os lucros obtidos na produção.
Diferentemente da agricultura familiar, na patronal a organização responsável pela produção é quem toma as decisões e os trabalhadores do campo devem apenas segui-las sem nem ao menos saber do porquê.
A agricultura patronal é, em suma, a agricultura dos grandes produtores e conglomerados, que veem a agricultura como uma forma de negócio industrial.
Atualmente, na comunidade de Serra Grande, no município de Santa Luzia, há um fortalecimento à agricultura familiar, com plantio de hortaliças, legumes, frutas e plantas medicinais. Por conta das condições ambientais (clima e solo) não serem favoráveis, a comunidade foi contemplada com o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), dando mais oportunidade às famílias locais.
...