A BIOGEOGRAFIA
Por: Marco Rocha • 30/4/2019 • Trabalho acadêmico • 612 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
Avaliação à Distância 2
Nome: Isabel Barroso de Souza
Polo: Natividade Matrícula: 16112140194
Bioma Amazônico
No planeta se pode encontrar grandes diferenças geográficas no que tange o meio físico e biótico. De acordo com essas diferenças foram criados os biomas, que são uma forma de classificar, e diferenciar as regiões mediante suas características. Essas classificação se dão em diferentes escalas. Assim temos os grandes biomas do planeta, e também biomas presentes em um país. No caso do Brasil podemos encontrar, de acordo com alguns autores, seis grandes biomas, a saber; amazônico, da caatinga, do cerrado, do pantanal, da mata atlântica e do pampa. Focaremos aqui no bioma da Amazônia.
De acordo com material didático na subdivisão amazônica predominam florestas ombrófilas densas, que são marcadas por chuvas abundantes e frequentes, sendo seus solos, em geral, pobres e lavados, e seu clima predominantemente equatorial. É levantada uma questão muito importante com relação a a diversidade desse ambiente, pois, ao contrário do que senso comum acredita, a Floresta Amazônica não é constituída por um único tipo de bioma, mas sim existem diferentes tipos de ecossistemas com suas peculiaridades. Falando agora de espécies animais, esse bioma apresenta grande riqueza, com a maior diversidade de anfíbios do mundo. As vitórias-régeas são também encontradas com facilidade, assim como cedros, jatobás e muito mais. Aindana aula 11 do material didático uma grande problemática presente nesse espaço é o do desmatamento para assentamentos humanos e desenvolvimento de atividades agropecuárias, resultando na perda de biodiversidade.
Sobre os biomas brasileiros tivemos grandes contribuições de um importante geógrafo ambientalista chamado Aziz Ab’saber. Segundo ele o bioma amazônico é uma região em geral encoberta por um mar de nuvens baixas altamente carregadas de umidade. O autor faz referencia ao relevo dessa região apontando o predomínio de terras baixas que são cortadas por labirinto de rios, pequenas elevações de tabuleiros e seus terraços e encostas florestadas. Com relação a flora Ab´saber fala sobre a presença da mata dos igapós, que são aquelas que se encontram em terrenos baixos a beira dos rios e que são frequentemente inundadas, e também faz menção as espécies de vitória-régia, típicas da região. Sua obra também aponta para questões de desmatamento para construção de rodovias e tentativas falidas de iniciação da agricultura.
A obra de Aziz Ab’saber foi escrita a décadas atrás, entretanto ainda hoje podemos verificar sua validade. Muitas características desse bioma se perpetuaram até os dias de atuais. Tanto o material didático quanto a obra de Aziz aponta para existência de espécies de vitória-régia como sendo encontradas nesse ecossistema. Os igapós também aparecem em ambas as abordagens como pertencente a tal região. No texto de Ab´saber um trecho fala sobre as tentativas frustradas de introduzir na região amazônica a agricultura, no material didático é abordada a pobreza do solo, consequência da alta pluviosidade. Ou seja, décadas atrás a falta de nutrientes do solo já se fazia presente e dificultava a expansão de atividades agrícolas. A riqueza de água na Amazônia é também conhecida desde tempos atrás até hoje, os rios caudalosos que cortam a floresta continuam com grande vigor. Outra questão que persiste na região é o problema do desmatamento, Ab´saber já apontava tal questão pro meio da construção de rodovias que gerava grande desmatamento, e ainda hoje a derrubada de árvores, que se dá para diversos fins, se faz presente como uma ameaça a biodiversidade.
...