A BIOMEDICINA DISCIPLINA: COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO
Por: Lorraine Tiffany Martinucho Al Haj • 16/3/2022 • Relatório de pesquisa • 1.823 Palavras (8 Páginas) • 692 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
CURSO: BIOMEDICINA DISCIPLINA: COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO
NOME DO ALUNO: AMARILLYS AP. M. AL-HAJ
R.A: 2158876 POLO: BAURU
DATA: 19/11/2021
Sumario
- Introdução 3
- Objetivo 3
- Conhecimentos e Discussões 3
Aula 1, Roteiro 1. 4
Aula 1, Roteiro 2. 5
Aula 1, Roteiro 3 6
Aula 1, Roteiro 4 7
Aula 2, Roteiro 1. 8
Aula 2, Roteiro 2. 9
Aula 2, Roteiro 3 10
Aula 2, Roteiro 4 11 e 12
INTRODUÇÃO
“Estudar sobre a coleta de material biológico é muito importante para quem irá trabalhar na área da saúde, pois ensina a desenvolver suas habilidades e importância de uma amostra bem coletada para o paciente, saber preparar o paciente, tendo em mente as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, seguir as ordens certas na hora de uma coleta com muita cautela pois qualquer erro pode levar a pessoa a riscos, estar por dentro das novas tecnologias.”
Baseado no Livro – Texto de “Coleta de material biológico” unidade 1, pág. 9
OBJETIVO
Esta disciplina e aulas práticas teve como objetivo de nos ensinar a fazer a coleta de material biológico de forma correta, conhecendo as técnicas e interpretação dos resultados, fornecendo um melhor entendimento de todo o processo que o paciente é submetido antes de uma realização de exame laboratorial e principalmente conhecer as regras básicas de segurança no laboratório.
CONHECIMENTOS E DISCUSSÕES
- Lavagem de mãos
- Punção digital
- Separação/ fracionamento de amostras
- Venopunção com seringa e agulha descartável
- Venopunção com sistema a vácuo
- Coleta e processamento de urina
- Coleta de urina com saco coletor
- Coleta de Papanicolau
AULA 1, ROTEIRO 1
Lavagem de mãos
Nessa aula prática aprendemos a como lavar corretamente as mãos, sendo muito importante a higienização na vida pessoal e profissional pois tudo que relamos tem microrganismos, bactérias que pode causar infecções na hora de uma coleta de um material biológico, por isso a importância de lavar antes e depois de tudo que for fazer seja no laboratório ou fora do ambiente laboratorial.
Os alunos foram orientados a fechar os olhos, e com a espátula passar tinta guache na mão e espalhar como se estivesse lavando as mãos, em seguida fomos estimulados a perceber quais partes das mãos não foram cobertas pela tinta, entendendo- se que as áreas das mãos não cobertas não foram lavadas.
Então com os conhecimentos dos vídeos aulas e livros (roteiro, livro – texto) estudados aplicamos a técnica certa de lavar as mãos.
Figura 1: Representação de como lavar corretamente as mãos[pic 3]
Fonte: https://pt.slideshare.net/esdica/cartaz-lavagem-das-maos?from_action=save
AULA 1, ROTEIRO 2
Punção digital
“O treinamento de coleta capilar, pode ser obtido pela punção digital. É importante conhecer o tipo de amostra necessária para cada tipo de análise. A microcoleta é um processo de escolha p/ obtenção de sangue venoso ou periférico. ”
De acordo com o roteiro de coleta de material biológico
Então realizamos a punção digital por meio de uma perfuração com lanceta na face palmar interna da falange distal do dedo médio. Com minha dupla formada começamos o procedimento aquecendo a falange distal para estimular a vascularização, depois colocamos a luva para fazer a antissepsia do local com algodão junto com álcool 70%, esperamos secar, em seguida selecionamos a lanceta na face lateral interna da falange e seguramos firmemente a mão do colega p/ não ocorrer movimentos. Com o aparelho de glicemia ligado e a tira de teste no monitor de glicemia esperamos a figura de uma gota de sangue aparecer no visor para depois adicionarmos a gota de sangue no centro da tira-teste, 5 segundos depois o resultado apareceu.
OBS: Fiz esse teste depois do almoço, ou seja, minha glicemia tinha dado 136 mg/dL, o normal de uma pessoa que está em jejum é inferior a 99 mg/dL.
Figura 2: Punção digital
[pic 4]
Fonte: https://www.tuasaude.com/glicemia/
AULA 1, ROTEIRO 3
Separação/ fracionamento de amostras
Aprendemos a usar a centrifuga calibrando e programando ela por 5-10 minutos, entendendo o conceito de diferenciação entre amostra de sangue total, plasma e soro e fracionamento da amostra. Na sequência aliquotamos os tubos eppendorf tendo o plasma obtido pela centrifugação, onde utilizamos as pipetas automáticas e as ponteiras.
Figura 3: Centrifuga
[pic 5]
Fonte: https://www.splabor.com.br/blog/centrifuga-2/centrifuga-de-laboratorio-utilizacao-em-biobancos/
AULA 1, ROTEIRO 4
Venopunção com seringa e agulha descartável
Treinamos a venopunção em braço de borracha com seringa e agulha descartável. Um dos primeiros passos a ser feito na hora de fazer a venopunção é perguntar ao paciente seu nome para colocar nos coletores para não haver engano de trocar com outros pacientes e claro conhecer os tipos de amostras para cada tipo de análise e recipientes específicos.
...