A DEFININDO VIOLÊNCIA E SUAS VARIÁVEIS
Por: karlamartis • 3/7/2017 • Dissertação • 262 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
2 DEFININDO VIOLÊNCIA E SUAS VARIÁVEIS
Segundo SACRAMENTO e REZANDE (2006) violência é definida como “uso intencional da força ou poder em uma forma de ameaça ou efetivamente, contra si mesmo, outra pessoa ou grupo ou comunidade, que ocasiona ou tem grandes probabilidades de ocasionar lesão, morte, dano psíquico, alterações do desenvolvimento ou privações”. Sabemos que existe vários tipos de violências, portanto descreveremos sucintamente sobre dez tipos de violência:
· Violência física: agressões que podem vir causar danos a integridade física.
· Violência psicológica: manipulação de comportamento, ação, étnica, crença e decisão, usando como forma de ameaça, seja direta ou indiretamente, afrontamento, dentre outra que comprometa a saúde psicológica.
· Violência moral: Qualquer ação que difama determinada pessoa.
· Violência sexual: ação que impõem um indivíduo a ter contato sexual, seja fisicamente ou verbalmente por meio da inibição da vontade pessoal.
· A violência doméstica é a mais conhecida e ouvida no dia-a-dia, essa é uma violência que acontece dentro ou fora de casa, porém é cometida por qualquer indivíduo que convive no mesmo ambiente familiar.
· Violência família: violência que acontece dentro das relações familiares.
· Violência contra mulher: agressão causado simplesmente pela vítima ser do sexo feminino.
· Violência de gênero: violência exercida sobre o sexo oposto.
· Violência de institucional: agressões causadas por desigualdade, seja essa de gênero, étnico-racial e dentre outras.
· Violência patriarcal: qualquer ato que destrói ou subtração de bens materiais e de valores.
Tendo em vista esta classificação, nota-se que a maioria das mulheres sofre violência de gênero e contra a mulher, já as mulheres negras estão mais suscetíveis as violências de gênero, contra mulher e institucional.
...