A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Por: Nilciane Silas • 15/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 239 Visualizações
Universidade do Estado do Pará [pic 1][pic 2][pic 3]
Centro de Ciências Sociais e Educação
Departamento de Ciências Naturais
Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais
Clívia Cristiane
Izenete da Silva Moreira
EDUCAÇÃO AMBIENTAL:Discutindo sobre o lixo da Praia da Romana- Curuçá-Pa.
Curuçá
2013
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6][pic 7]
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Sociais e Educação
Departamento de Ciências Naturais
Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais
68750-000 Curuçá – Pará
www.uepa.br
EDUCAÇÃO AMBIENTAL:Discutindo sobre o lixo da Praia da Romana- Curuçá-Pa
Projeto de pesquisa apresentado como requisito de orientação para o desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso, orientado pela Professora Luciana de Nazaré Farias.
Curuçá –2013
SUMÁRIO[pic 8]
JUSTIFICATIVA........................................................................................................05
QUESTÕES NORTEADORAS..................................................................................06
OBJETIVOS...............................................................................................................06
REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................07
METODOLOGIA........................................................................................................08
CRONOGRAMA........................................................................................................09
REFERÊNCIAS........................................................................................................10
- JUSTIFICATIVA
É de fundamental importância discutir sobre educação ambiental, sobretudo diante da realidade da destruição do planeta por meio da poluição urbana que tem tomado grandes proporções como a poluição ambiental, que desenvolvamos alguns valores para a orientação do homem com relação ao meio ambiente, e foi com esse intuito que decidimos abordar um tema que fale sobre a Educação Ambiental, pois o homem vem praticando péssimos hábitos de consumo sem a consciência de que estes levarão a Terra e os seus componentes à uma grande destruição.
No curso de Licenciatura em biologia, tivemos oportunidade de discutir e vivenciar muitas disciplinas sobre meio ambiente, e esse convívio suscitou o interesse em aprofundar os estudos e pesquisas sobre o tema. Particularmente na disciplina de Biologia aprendemos a amar, preservar e respeitar a natureza, descobrimos também o quanto ela é importante para a nossa sobrevivência e perpetuação das espécies.
No decorrer do nosso curso, tivemos a oportunidade de conhecer a Praia da Romana, que fica localizada na cidade de Curuçá, esta que apresenta uma beleza exuberante, porém o índice de lixo nesta área está muito elevado, fator que nos deixou preocupadas e nos impulsionou à fazermos um trabalho sobre tal temática, com o intuito de ampliar a discussão juntamente com a comunidade local que nela reside, afim de coletivamente, pontuamos ações que visem minimizar o impacto ambiental ocasionado de um descarte inapropriado do lixo. (este texto pode ser melhorado)
2- QUESTÕES NORTEADORAS
- Investigar a origem e o destino do lixo descartado na praia da Romana.
- O que pode ser feito para diminuir o lixo produzido na praia da Romana?
3- OBJETIVOS
3.1- Objetivo geral
- Discutir sobre o descarte inapropriado do lixo e fomentar ações para minimizar seu impacto na natureza.
3.2- Objetivos específicos
- Investigar que ações de educação ambiental são desenvolvidas na praia da Romana com o intuito de minimizar o acúmulo de lixo.
- Propor juntamente com a comunidade local, ações que minimizem o impacto do descarte inapropriado do lixo.
- Discutir sobre os impactos que o lixo causa quando jogados em locais inadequados e de forma inadequada, desenvolvendo assim a consciência crítica.
4.0-BREVE HISTÓRICO SOBRE A PRAIA DA ROMANA:
A oito quilômetros do município de Curuçá, no nordeste do Pará, está localizada a primeira praia em mar aberto depois da foz do Amazonas. A praia da Romana é um dos pedaços mais bonitos e menos explorados do litoral paraense. São 14 quilômetros de areia branca e dunas. Lugar pintado de vermelho pela revoada dos guarás. Uma beleza deserta e conhecida ainda por poucos. A maioria dos que já visitaram este paraíso são estrangeiros. Vivem ali pescadores e agricultores habitantes da Reserva Extrativista Mãe Grande, que abriga um dos maiores manguezais contínuos do mundo, cerca de 37 mil hectares. (Citar fonte)
A Romana ficou mais conhecida através de ações de turismo de base comunitária. Em parceria com a Casa da Virada, projeto da ONG Intituto Peabiru, a comunidade criou roteiros de ecoturismo e contribuiu para a fundação do Intituto Tapiaim, que organiza as trilhas e conduz os visitantes, mostrando as belezas e riquezas do mangue e a cultura dos pescadores e catadores de caranguejo que vivem no local. (Citar fonte e ampliar)
5 - REFERENCIAL TEÓRICO (ainda não definido)
Não existe um número fixo de referenciais, mandei vários materiais sobre educação ambiental e mandarei em outro e-mail um histórico de Educação Ambiental em que vocês poderão utilizar o que lhes for útil, já que este histórico foi construído por mim, e deverão fazer as devidas ampliações de acordo com o objeto de estudo de vocês.
...