A Função dos Bastonetes
Por: Letícia Vieira Carpes • 21/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 621 Palavras (3 Páginas) • 418 Visualizações
IESGF- INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA
GRANDE FLORIANÓPOLIS
CURSO DE FISIOTERAPIA
BÁRBARA ZILLI SCHMITT,
LETICIA SILVEIRA KLIMESCH,
LETICIA VIEIRA CARPES,
MARCIO DA ROCHA LARANJEIRA JUNIOR,
THAINARA MARCIA POLIDORIO,
TIAGO OLIVEIRA DA ROSA.
RECEPTORES SENSORIAIS: Eletroceptores
Trabalho apresentado a disciplina de Fisiologia do Aparelho Regulador.
Professora: Rafaella Zulianello
São José
2020
DESENVOLVIMENTO
O que e quais são
Eletroceptores também conhecido como fotorreceptores são neurônios sensitivos a luz, localizados na camada externa da retina convertendo os fótons recebidos através do processo chamado fototransdução. Tendo os subtipos conhecidos como cones e bastonetes (que estão representados na figura A) que realizam a conversão da luz em impulsos nervosos que o cérebro transforma em imagens, sendo assim por estes meios obtemos a função visual para reconhecer formas, tamanhos cores e movimentos. (NAVARRO,2009)
Esses fotorreceptores fazem seu processo através dos raios luminosos que são convertidos em impulsos nervosos, fazendo com que os bastonetes, que está representado na figura B, nos permitam enxergar em uma luminosidade baixa ou fraca, realizando seu papel em visualizar preto e branco, já os cones possibilitam enxergarmos em uma luz intensa ou com mais brilho assim produzindo as cores. Eles são encontrados na parte mais funda da retina, deste modo esta luz atravessa por várias camadas antes de chegar nesses fotorreceptores que captam a luz e impulsionam receptores potenciais que conduzem a hiperpolarização da célula. (TORTORA e NIELSEN, 2019)
[pic 1][pic 2] [pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
Função dos Cones e Bastonetes
Eles detectam as imagens em preto e branco convertendo-as em impulsos nervosos, ou seja, transformada em um sinal neural para o nervo óptico. Além disso, ele serve para absorção da vitamina a para a síntese de substâncias foto sensíveis, para ser transformada em retineno após a absorção. (GUYTON, 2008).
Os bastonetes estão ausente na fóvea. Estes fotorreceptores contêm fotopigmento rodopsina e estão relacionados a detecção em baixo nível de iluminação, como sombra ou na parte noturna do dia. Com isso um simples fóton pode ativar uma célula bastonete. (MARTIN, 1998)
Os cones tem uma função de controlar a maioria dos aspectos da percepção visual, e tem uma densidade maior no nível da fóvea. Eles têm fotopigmentos para a visão a cores e existem três classes diferentes de acordo com o aspecto de absorção: vermelho, verde ou azul. Os cones veiculam a visão diurna. (MARTIN, 1998)
Mecanismo neuronal de recepção
Os fotorreceptores tornam-se os neurônios que convertem a energia luminosa em sinais elétricos. Ha dois tipos determinantes de fotorreceptores, são eles cones e bastonetes. (SILVERTHORN, 2010)
...