Estagio de Ens Fun Unopar
Por: 02846839069 • 20/10/2022 • Trabalho acadêmico • 3.688 Palavras (15 Páginas) • 109 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO_____________________________________________________ 4
2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS__________________________________________ 5
3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)_____________________________ 7
4 A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA__________________________________ 9
5 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC _________________________________________________________11
6 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS_______ 13
7 PLANOS DE AULA_______________________________________________ 15
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS________________________________________ 16
9 REFERÊNCIAS__________________________________________________ 1
7
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado nos Anos iniciais do ensino fundamental, é de suma importância para a formação acadêmica e profissional dos futuros docentes, visto que essa vivência contribui no processo de conhecimento sobre a profissão. Através deste relatório de estágio é possível contemplar a amplitude de conhecimentos que o curso de pedagogia oferece possibilitando a vivência mais próxima da realidade da sala de aula uma vez que não foi possível realizá-lo presencialmente devido a pandemia do Covid-19.
Com base nos estudos é possível perceber que no passado, o professor era o transmissor de conhecimento, o aluno era um receptor de informações, essa prática não permitia o aluno a construção do pensamento crítico e da aprendizagem. Com o passar do tempo essa perspectiva toma outro viés, pois o aluno já vem sendo considerado um ser que precisa de cuidados, e de orientação pedagógica que visa o desenvolvimento educacional, e assim o papel do professor torna-se um mediador da aprendizagem, tendo como principal objetivo fazer com que o aluno busque a informação, questione e pense.
Com base nisso, o desenvolvimento de competências e habilidades não acontece em um relance, mas é um processo contínuo que visa o domínio de um contexto maior no qual a educação se efetiva e vai culminar com o contexto menor da sala de aula. No entanto, esses aspectos não garantem ao professor uma formação emancipadora, entendendo que o professor precisa de autonomia, aprofundamento e aperfeiçoamento do conhecimento, e relacionar o domínio apenas por competências e habilidades não garante uma formação crítica e reflexiva, pois é construindo e valorizando essa formação na prática, que os professores terão o ensejo de desenvolver saberes.
Dessa forma, o Estágio Supervisionado nos Anos iniciais do ensino fundamental foi uma etapa imprescindível para a trajetória, uma vez que contribuiu no processo de autoconhecimento, possibilitando agregar valores e saberes nessa modalidade, como também construir um olhar investigativo da nossa prática.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo de ensino-aprendizagem. Tratamos de discutir a interdisciplinaridade como um instrumento importante no que diz respeito ao contexto ensino-aprendizagem.
A interdisciplinaridade vem assumindo uma visão mais dialética e integradora para conceber o conhecimento por meio de práticas integradas.
Através de novos objetivos e métodos, em razão de envolver novas práticas pedagógicas, surge o ensino interdisciplinar, que chega como um grande desafio para os educadores, que já vem buscando uma superação de prática de ensino.
O emprego da interdisciplinaridade vem sendo assunto de discussão entre os campos pedagógicos e o epistemológico, que tratam de diversos conceitos complementares.
Sendo assim, a interdisciplinaridade é a estimuladora do processo de ensino-aprendizagem, de forma em que se incorporam novos modos de organização curricular e fundamentos para os métodos de ensino e ainda orientadores na formação de novos profissionais da educação.
A escola precisa acompanhar essas transformações da ciência contemporânea, apoiando as determinações interdisciplinares que conduzem a construção dos conhecimentos, e para que isso ocorra, precisa da mudança de todos da sociedade.
Porém, para que se possa organizar um trabalho interdisciplinar em uma sociedade que não está acostumada, deve-se quebrar os hábitos e acomodações, e buscar algo novo que proporcione um movimento estimulador para o processo de ensino-aprendizagem e que possibilite a compreensão existente entre prática e teoria, e contribua para uma formação mais responsável, crítica e criativa.
Assim, será possível aproximar os educandos da realidade, o que possibilita a compreensão das redes conceituais, dando maior sentido aos conteúdos da aprendizagem, e permitindo uma formação responsável e consciente.
Estabelecer o ensino interdisciplinar, garante a construção de um conhecimento mais amplo e globalizado, aproximando as áreas do conhecimento e rompendo com as barreiras das disciplinas.
Em um mundo com relações e dinâmicas tão diferentes, a educação e as formas de ensinar e de aprender devem estar em constante mudança.
A escola deve ser, por sua natureza e função uma instituição interdisciplinar, a fim de promover a união escolar em torno do objetivo comum na formação de indivíduos sociais.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
- O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
O Projeto Político Pedagógico é um documento com caráter normativo estruturado de acordo com a realidade de cada instituição e das diretrizes educacionais. De forma geral, é um documento que norteia as ações da instituição durante o ano letivo. Ele contém as diretrizes da instituição, como compromisso de gestão escolar participativa.
...