A Importância da Antropologia Forense na Criminologia
Por: TatielleOliveira • 10/9/2017 • Dissertação • 307 Palavras (2 Páginas) • 1.535 Visualizações
INTRODUÇÃO
A antropologia forense é o ramo da ciência que tem como objetivo identificação de restos mortais, determinação da causa da morte e estimativa do intervalo pos mortem. Consiste na aplicação de conhecimentos da antropologia física e cultural numa investigação de caráter forense, tentando estabelecer um perfil biológico dos cadáveres, através dessas ossadas podemos obter dados sobre sexo, idade e estatura do falecido, inclusive hábitos alimentares e algumas doenças. Segundo Cunha e Antunes-Ferreira (2008)
“A antropologia forense, como instrumento da Medicina Legal, de apurada qualificação técnico - científico, é um auxiliar indispensável da justiça, penal e cível. Revelou popularidade em ações humanitárias, decorrentes de tragédias (naturais ou de terrorismo), resgatando do anonimato o cadáver ou o que dele resta, para lhe devolver a identificação”.
O termo antropologia que provém do latim, anthropos = homem; logos = estudo, o estudo do homem, ou seja, é a ciência que estuda o homem em seus aspectos físicos e culturais. A palavra forense que também provém do latim é imediatamente relacionada à resolução de crimes. Por este modo tem grande importância na criminologia juntamente com conhecimentos físicos, químicos, geológicos, balística entre outras áreas cientificas na identificação de cadáveres em avançado estado de decomposição, carbonizados ou gravemente mutilados e restos esqueléticos e no esclarecimento da causa e circunstâncias da morte dos indivíduos.
O trabalho do antropólogo forense inicia-se no local do crime e estendem-se ao laboratório com a ajuda de médicos-legais, odontologistas forenses entre outros profissionais, tendo como primeiro parâmetro identificar o sexo do cadáver, através de caracteres como análises métricas e avaliação visual das características do esqueleto tendo como foco o crânio e a pelve.
A antropologia forense revolucionou a luta contra o crime, por conseguinte este estudo visa compreender a antropologia e seus desafios, ampliar o conhecimento na área forense com seus vários e cada vez melhores métodos e equipamentos para desmistificar o inexplicável.
...