A Importância do Biomédico no diagnóstico de parasitoses
Por: Ikaro Alves • 8/7/2017 • Trabalho acadêmico • 510 Palavras (3 Páginas) • 1.142 Visualizações
KROTON EDUCACIONAL
Curso: Biomedicina
_____ , R.A: _____
A importância do biomédico na detecção de parasitoses
Atividade dissertativa realizada para obtenção de nota parcial na disciplina de Parasitologia
A importância do biomédico na detecção de parasitoses
Os avanços gradativos nas condições sanitárias no Brasil possibilitaram a diminuição de novos casos de parasitoses, todavia, este não é fato uniforme em todas as regiões do país. A Ascaridíase é uma enteroparsitose desencadeada pela ação do Ascaris lumbricoides, um preocupante problema de saúde que assola certos pontos do país.
A Ascaridíase é uma das parasitoses mais frequentes em crianças, na qual a principal forma de contaminação acontece pela via oral, através da ingestão de água ou alimentos contaminados por ovos do parasito. A prevalência deste é fortemente influenciada por condições geográficas, culturais e de higiene, esta última, é determinante para o aparecimento de doenças parasitárias. As consequências mais comuns são diarreia, anemia, pobre absorção intestinal e desnutrição.
Mediante este contexto, a biomedicina, dentre as diversas possibilidades de atuação, procurar ser um pilar na identificação de diversos tipos de doenças, especialmente as de cunho parasitário. O biomédico assume papel importante, pois é o profissional que executa exames como o hemograma, verificando o quadro anêmico do paciente, desencadeado pela ascaridíase. Normalmente, esta será de ordem carencial, do tipo ferropriva, devido a deficiência de ferro.
O leucograma, seção que pode estar presente no hemograma, identificará a elevação da quantidade de eosinófilos, o que reforça a descrição de um quadro parasitário. Exames parasitológicos, como o de fezes também são executados, entretanto, com a finalidade de pesquisar a presença de ovos, larvas ou cistos dos parasitos, neste caso, a Ascaridíase será determinada pela técnica de Hoffman.
O mal diagnóstico parasitológico prejudica a elaboração de medidas de prevenção e controle das doenças. A ação do biomédico, por intermédio dos exames laboratoriais é de extrema importância no contexto de saúde e doença, visto que por exemplo, nos momentos iniciais de uma parasitose, esta pode não apresentar sinais clínicos evidentes, assim, os achados laboratoriais validarão ou não qualquer suspeita clínica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANSELMO, Daiane Bertholin; WERLE, Catierine Hirsh; HOFFMANN, Fernando Leite. Ocorrência de Escherichia coli e Staphylococcus aureus resistentes a antimicrobianos e parasitos Entamoeba coli e Ascaris lumbricoides em merendas escolares. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 74, n. 4, p. 399-409, 2016.
ESTEVES, Fabrício Andrade Martins; FIGUEIRÔA, Evellyne de Oliveira. Detecção de enteroparasitas em hortaliças comercializadas em feiras livres do município de Caruaru (PE). Revista Baiana de Saúde Pública, v. 33, n. 2, p. 184, 2012.
...