Parasitose e meio ambiente
Artigo: Parasitose e meio ambiente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatianalima • 10/10/2013 • Artigo • 403 Palavras (2 Páginas) • 472 Visualizações
Polo CEDERJ Nova Friburgo
Disciplina Parasitose e meio ambiente
Analise critica de vídeo
A desigualdade social tem sido um dos maiores problemas da sociedade e sua principais causas são os baixos salários e a dificuldade das pessoas desfrutarem os serviços básico oferecidos como saúde de qualidade ,transporte publico e saneamento básico .
As pessoas de baixa renda na maioria das vezes são aquelas que vivem para sua subsistência e moram em locais inadequados para uma moradia são aqueles abandonaram seus estudos para procurar emprego e com isso a perspectiva de melhor qualidade de vida não é proporcionada já que o estudo influencia em melhor salário.
E o saneamento básico e transporte publico para essas pessoas que moram em locais de periferia não são de qualidade isso deveria ser proporcionado pelos governantes, mas não é o que se vê os esgotos das casa não são tratados as vezes são despejados em rios ao entorna da residência .as vezes dependo de locais e regiões de difícil acesso como favelas não possuem coleta de lixo os lixos ficam em becos e ruas levando a proliferação de vetores como ratos e mosquitos .Também suas ruas não são asfaltadas o que impede que o transporte seja efetivo na área .
Em fim a falta de saneamento basico principalmente para essas pessoas de baixa renda pode gerar um problema de saúde como muitas doenças vinculadas à falta de saneamento. A maioria dessas doenças causam muitas mortes, como o caso da diarréia entre crianças menores de 5 anos no Brasil. Os índices de mortalidade infantil também estão associados ao acesso a serviços de água, esgoto e destino adequado do lixo.
As doenças são transmitidas pelo contato ou ingestão de água contaminada, contato da pele com o solo e lixo contaminados. A presença de esgoto, água parada, resíduos sólidos, rios poluídos e outros problemas também contribuem para o aparecimento de insetos e parasitas que podem transmitir doenças : amebíase, ancilostomíase, ascaridíase, cisticercose, cólera, dengue, diarréia, desinterias, elefantíase, esquistossomose, febre amarela, febre paratifóide, febre tifóide, giardíase, hepatite, infecções na pele e nos olhos, leptospirose, malária, poliomielite, teníase e tricuríase.
Para reduzir os casos dessas doenças é fundamental que a população tenha acesso a água boa, tratamento correto do esgoto (seja ele doméstico, industrial, hospitalar ou de qualquer outro tipo), destinação e tratamento do lixo, drenagem urbana, instalações sanitárias adequadas e promoção da educação sanitária (que inclui hábitos de higiene), entre outras ações.
...