A PRÁTICA CURRICULAR DIMENSÃO ESCOLAR
Por: Suedyna • 31/1/2019 • Trabalho acadêmico • 3.661 Palavras (15 Páginas) • 1.248 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - CESLAP
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: PRÁTICA CURRICULAR DIMENSÃO ESCOLAR
PROFESSORA: PAULIANE SILVA
Biotecnologia e ensino médio: Uma análise sobre a percepção dos alunos do 3°ano do Centro de Ensino Frei Godofredo Bauerdick da rede pública de Lago da Pedra- MA.
LAGO DA PEDRA- MA
2018
ANNA CAROLINE DA CONCEIÇÃO SILVA, ALAN RAYLON DA SILVA, FERNANDA LIMA DE SOUSA PASSARO, FRANCISCA PEREIRA COSTA DE MELO,FRANCISCO FERREIRA DO NASCIMENTO NETO, IVANETE SILVA DO NASCIMENTO, MILENA NATHÁLIA PEREIRA DE SOUSA, SUEDYNA DO CARMO ABREU, VANESSSA FREITAS OLIVEIRA, WASTENICE SOUSA FERREIRA.
PROJETO DE PESQUISA
Trabalho apresentado, a disciplina de pratica curricular como requisito parcial para obtenção de nota.
Professora: Pauliane Silva
LAGO DA PEDRA- MA
2018
SUMÁRIO[pic 1]
1 INTRODUÇÃO 4
2 PROBLEMA 5
3 JUSTIFICATIVA 5
4 OBJETIVOS 5
4.1 Objetivo geral: 6
4.2 Objetivos específicos: 6
5 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 6
6 METODOLOGIA 9
7 CRONOGRAMA 10
8 RESULTADOS ESPERADOS 11
REFERÊNCIAS 12
Título: Biotecnologia e ensino médio: Uma análise sobre a percepção dos alunos do 3°ano do Centro de Ensino Frei Godofredo Bauerdick da rede pública de Lago da Pedra- MA.
1 INTRODUÇÃO
Este projeto é um trabalho realizado por alunos do 4° período de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Maranhão. Visto que o tema Biotecnologia é a aplicação de conhecimento, genético, químico e Biológico de novas tecnologias nas áreas de saúde, alimento, química eletrônica energética e ambiental. A mesma envolve assuntos complexo como clonagem, transgênicos, impactos dos organismos modificados, exames de DNA, e os testes genéticos de paternidade. Estes são temas polêmicos de se abordar em sala de aula. Assuntos que nos dias atuais são de suma importância, afim de que os alunos saiam do ensino médio com este conhecimento, haja vista que serão necessários para a vida acadêmica.
Segundo os PCNs (2003), nessas circunstâncias, a ciência é pouco utilizada como instrumento para interpretar a realidade ou para nela intervir e os conhecimentos científicos acabam sendo abordados de modo descontextualizado e memorístico, como amplamente abordado pela literatura específica. De forma geral, esta abordagem dada a biotecnologia pode dificultar o ensino-aprendizagem dos temas relacionados, pois o aluno pode não se sentir usufruído, destas conquistas e o professor se sentir despreparado, uma vez que tem pouco contato com a produção científica e novas tecnologia (Oliveira e Rezler, 2006).
Além disso, os livros didáticos não conseguem acompanhar a rápida evolução do conhecimento, mostrando-se desatualizados, quanto a esses temas (Xavier, Freire e Morais, 2006). Uma perspectiva seria o professor fazer de forma lógica à reconstrução do ensino de Biotecnologia, integrando esses conhecimentos e conceitos as experiências de vida dos estudantes; possibilitando a eles a compreensão de conteúdos e conceitos científicos significativos. Segundo Krasilchik e Marandino (2007, p. 32), “a socialização do conhecimento é uma prática social que implica processos de tradução e de recontextualização, a fim de tornar os saberes produzidos acessíveis aos indivíduos”. Portanto, trabalhar com assuntos relevantes e que podem ser relacionados com as vivências dos estudantes é mais significativo, e isso pode ser observado quando trabalhado em aulas relacionadas ao eixo temático Biotecnologia.
Baseados nessas dificuldades encontradas este projeto tem por finalidade levar aos alunos de forma clara, objetiva, descontraída e ao mesmo tempo didática a temática tratada, analisando através deste, o grau de conhecimento adquirido ao decorrer do projeto. As atividades terão com aplicação de um questionário para averiguar o domínio dos alunos quanto ao conteúdo mencionado. Em seguida explanaremos brevemente sobre cada campo no qual a biotecnologia está inserida, dando ênfase aos alimentos transgênicos (nesta palestra usaremos recursos como o data show), Para que os alunos não fiquem apenas na teoria, serão montados alguns estandes possibilitando assim o contato direto com a prática. Finalizaremos o projeto com a aplicação de outro questionário, com a intenção de verificar o nível de assimilação dos alunos, posteriormente a realização das atividades desenvolvidas.
2 PROBLEMA
Até que ponto novas metodologias de abordagem sobre biotecnologia podem melhorar o processo de aprendizagem de ensino?
3 JUSTIFICATIVA
O processo de aprendizagem vem exigindo prática diversificada para a sua concretização. O ensino de Biotecnologia, na maioria das aulas, é teórico, ou seja, os alunos recebem apenas informação sem ocorrer interação.
O que vemos nas aulas ministradas são simplesmente nomenclaturas, e isso não é suficiente, pois quando se é referido somente o conceito de algo, sem que haja uma associação com a realidade vivida não fará sentido para os educandos; visto que quando uma palavra passa a ser conhecida, e a existir um significado assimilado o aluno tem exemplo suficiente e oportunidades para usá-las de forma coerente.
As atividades lúdicas possibilitam aos alunos o contato com os termos biológicos utilizados na genética aplicada a Biotecnologia de forma mais descontraída.
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo geral:
Oportunizar aos alunos do 3° ano do ensino médio do Centro de Ensino Frei Godofredo Bauerdick o conhecimento sobre as diferentes áreas da biotecnologia, com uma proposta dinâmica sobre o tema.
4.2 Objetivos específicos:
- Exemplificar o uso da biotecnologia com a realidade dos alunos.
- Organizar e estruturar seu pensamento lógico podendo analisar o ambiente que o rodeia de forma criativa e dinâmica.
- Fixar o conhecimento sobre a sua importância e como ela nos afeta.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A biotecnologia é uma Ciência que envolve diferentes áreas do conhecimento como a química orgânica, a bioquímica, a microbiologia, a biologia celular e molecular e a engenharia genética.
...