A Resenha Descritiva
Por: liviagscatolin • 18/5/2023 • Trabalho acadêmico • 680 Palavras (3 Páginas) • 126 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS JANE VANINI – CÁCERES – MT
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS
CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
RESENHA DESCRITIVA
Livia Scatolin, Déborah Couto, Samira Batista.
PLANEJAMENTO DE ENSINO COMO FERRAMENTA BÁSICA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
KLOSOUSKI, S. K.; REALI, K. M. Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem. 5 ed. Unicentro - Revista Eletrônica Lato Sensu, 2008.
Simone Scorsim Klosouski, pós-graduanda do curso de especialização (Pós-Graduação lato sensu) em Gestão Escolar. UNICENTRO.2006-2007. Klevi Mary Reali, professora Orientadora. Mestre em Educação. Departamento de Pedagogia. UNICENTRO.
O texto retrata sobre a importância do planejamento na prática docente, levando os leitores a refletir a cerca do planejamento de ensino, em cada uma de suas fases e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. No começo, a autora traz uma atenção acerca de alguns conceitos de planejamento para em seguida explanar sobre as divergências entre as dimensões da planificação dentro da educação.
O presente artigo tem por objetivo abordar o ato de planejar, com ênfase na área da docência e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a autora, o planejamento é um processo sistematizado qual exige organização, decisão, e previsão, seja um planejamento urbano, econômico, familiar, educacional ou entre outros. De acordo com o exposto no texto, o planejamento educacional tem como finalidade atender as necessidades individuais e coletivas dos membros de uma sociedade, traçando estratégias para determinado objetivo, e vinculado a este, temos o planejamento escolar qual diz respeito ao processo de estruturação, e organização do funcionamento e propostas pedagógicas da instituição escolar. Posteriormente tem-se o esclarecimento quanto ao planejamento de ensino, elucidando que tal planejamento tem como proposito garantir a coerência entre as atividades propostas pelo professor e as aprendizagens que o educador pretende que os discentes obtenham.
Para que um planejamento não se resuma a um ato apenas burocrático, é preciso que este seja elaborado com muitas previsões que tragam intenções dentro do cotidiano vivido. O planejamento possui fases, sendo elas:
Diagnóstico e realidade: nesta parte do planejamento, o docente deve fazer uma espécie de sondagem sobre a turma, considerando a condições e possibilidades do grupo de alunos, e de cada aluno em sua individualidade, e suas próprias condições. A partir da análise da realidade, o professor pode fazer sua planificação com base na realidade do contexto escolar.
Definição do tema e preparação: esta parte está relacionada com a concretização de ideias, na qual serão estabelecidos os objetivos gerais, e posteriormente os objetivos específicos, ao estabelecer um tema o docente pode então selecionar os conteúdos didáticos, procedimentos de ensino, e recursos a serem usados.
Avaliação: a avaliação não deve ser entendida como um resultado final, mas sim levada durante todo o processo como forma de se certificar que os objetivos estabelecidos estejam sendo obtidos. Percebe-se então, que a avalição está vinculada a uma forma de auxilio do plano de ensino, sendo uma mediadora entre professor e aluno quanto aos seus progressos de aprendizagem, pois é a partir dela que será decidido a continuação ou modificação no processo de ensino-aprendizagem.
...