AS MICOSES OPORTUNISTAS
Por: Patricia Moraes • 9/6/2020 • Resenha • 403 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
CURSO: ESTÉTICA E COSMÉTICA – 2º SEMESTRE - NOTURNO
ALUNO (A): PATRICIA PORTUGAL MORAES
Avaliação Parcial Microbiologia e Imunologia II Unidade (Valor 4,0)
1) Identificado pela primeira vez no ouvido de uma mulher japonesa em 2009, o Candida Auris é um fungo emergente de difícil diagnóstico que vem se espalhando pelo mundo. Ele é resistente a praticamente todos os medicamentos existentes e passou a ser classificado como um “superfungo”. Sem uma análise especializada, ele pode ser confundido com vários outros tipos comuns. Naturalmente, todo ser humano possui a presença de fungos no corpo. Entretanto, o superfungo surge a partir do uso indiscriminado de antibióticos: sob a ação dos remédios, as bactérias vão morrendo e fazem com que os fungos acabem prosperando, surgindo as doenças fúngicas resistentes a antimicrobianos... (https://g1.globo.com/)
Devido a importância de se conhecer esses organismos, informe todas as características de uma célula fúngica, enfatizando o porquê de serem dimórficos, indicando seu habitat preferencial. (1,0)
2) Defina, com suas palavras, fungos não queratinofílicos indicando seu habitat preferencial. (1,0)
3) Diferencie, com suas palavras, Dermatofitoses de Dermatomicoses, explicando como pode ser feito o diagnóstico micológico direto dessas micoses. (1,0)
4) O que são Micoses superficiais? Cite três exemplos. (1,0)
Trata-se de infecções na pele causadas por fungos que se apresentam de várias formas e afetam diferentes partes do corpo: pele, unhas e cabelos. São bastante habituais e quase todas as pessoas um dia poderá sofrer algum tipo de micose no seu corpo.
Abaixo seguem três exemplos de micoses superficiais:
- Pitiríase versicolor: trata-se de manchas brancas que descamam e podem estar agrupadas ou isoladas. Geralmente elas costumam surgir na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. As vezes podem se apresentar como manchas escuras ou avermelhadas, por isso o nome versicolor;
- Tineas: Essas já se mostram como manchas vermelhas e escamosas que costumam crescer de dentro para fora. Possuem bordas delimitadas com pequenas bolhas e crostas e coçam muito.
- Candidíase:
- pode se manifestar de diversas formas, como placas esbranquiçadas na mucosa oral, comum em recém-nascidos (“sapinho”); lesões fissuradas no canto da boca (queilite angular) mais comum no idoso; placas vermelhas e fissuras localizadas nas dobras naturais (inframamária, axilar e inguinal), ou envolver a região genital feminina (vaginite) ou masculina (balanite), provocando coceira, manchas vermelhas e secreção vaginal esbranquiçada.
...