AVALIAÇÃO DA FORÇA: DINÂMICA, ESTÁTICA E EXPLOSIVA
Por: Ana Aguiar • 17/5/2021 • Trabalho acadêmico • 4.761 Palavras (20 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE–CAMPUS III
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: MEDIDAS E AVALIAÇÃO
DOCENTE: DR. DIVALDO MARTINS DE SOUZA
Amanda Maria da Silva Franco
Barbara de Souza Mendonça
Maria Luiza Rodrigues Aguiar
Pedro Fauzy de Farias Marcelino Monteiro
AVALIAÇÃO DA FORÇA: DINÂMICA, ESTÁTICA E EXPLOSIVA
BELÉM – PA
2021
Universidade do Estado do Pará
Curso de Licenciatura plena em Educação Física
Disciplina: Medidas e avaliação
Docente: Dr. Divaldo Martins de Souza.
Turma: A
Discente: Amanda Maria da Silva Franco
Barbara de Souza Mendonça
Maria Luiza Rodrigues Aguiar
Pedro Fauzy de Farias Marcelino Monteiro
Belém, 30 de Abril de 2021.
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de medidas e avaliação, como requisito parcial à aprovação, no sexto semestre de 2021, do Curso de Licenciatura em plena em Educação Física – CEDF/UEPA.
Belém – PA
2021
Sumário
- Introdução x
- Forçax
- Aptidão física x
- Mensuração da força x
- Força dinâmica x
5.1 Métodos de atividades da força dinâmica x
5.2 Fase concêntrica (Teste 1 RM – Cadeira extensora) x
5.3 Fase excêntrica (Protocolo Dano Muscular) x
- Força estática
6.1 Métodos de avaliação da força estática x
- Força explosiva x
- Considerações finais x
- Referências bibliográficasx
1. Introdução
O presente trabalho aborda a avaliação da força, mais concretamente sobre a força dinâmica, estática e explosiva. A força é um componente físico essencial para o viver humano, pois através dela é possível realizar as atividades cotidianas. Manter bons níveis de força colabora para a saúde musculoesquelética e contribui para uma vida mais saudável e longínqua.
A priori, haverá uma descrição da força na concepção física e o referencial teórico sobre o tema em questão. Em seguida, decorrerá uma exposição sobre os aspectos gerais de aptidão física, importância da mensuração da força e o referencial teórico da força dinâmica, estática e explosiva e os instrumentos de mensuração das referidas forças, seguido de seus referidos protocolos de avaliação.
A mensuração da força faz parte da avaliação física, um procedimento essencial no oficio de profissionais de Educação Física que trabalham, principalmente, com indivíduos praticantes de exercícios físicos e esportes. A partir desse método, é possível obter diferentes informações que auxiliarão o profissional a interferir beneficamente na vida dos indivíduos.
Diante disso, o trabalho se justifica pelo interesse em sintetizar os conceitos e os principais protocolos aplicados aos diferentes tipos de força (dinâmica, estática e explosiva), no intuito de reunir informações claras e objetivas a cerca da temática.
A pesquisa tem como objetivo investigar e analisar os conceitos de força dinâmica, estática e explosiva, e apresentar os seus diferentes protocolos de avaliação.
Para a realização do trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica feita no Google Acadêmico, onde foram consultadas diversas fontes no intuito de consultar obras responsáveis e atualizadas. Os dados serão coletados por meio de em livros, revistas especializadas, monografias e outros artigos científicos, a partir dos quais foram buscadas informações e respostas a cerca do tema tratado. Como critério de inclusão, utilizou-se materiais publicados a partir do 2000 e que tivessem relação com a temática.
Conforme esclarece Boccato (2006, p. 266), a pesquisa bibliográfica visa a solução de um problema ou hipótese por meio do levantamento teórico já publicado, visando a discussão de diversos atributos científicos. Essa pesquisa dará subsídios da literatura cientifica sobre o tema que está sendo pesquisado.
2. Força
Segundo a perspectiva da física, a força é um agente dinâmico capaz de alterar o estado de movimento ou de repouso de um corpo, criando aceleração ou deformidade, sendo possível ser calculada através da massa e aceleração. A força é uma valência motora focada em diferentes metodologias de treino e organizada para diferentes propósitos, como avaliação desportiva e promoção de saúde.
Dessa forma, ela torna-se imprescindível para a vida humana, pois através desta, o ser humano supera resistências externas e consegue exercer ações motrizes. Segundo Kraemer e Hakkinen (2004), a força muscular caracteriza-se pela tensão que o músculo promove em um modelo particular, com velocidade específica.
Segundo ROSA E FARTO (2007), a força também pode ser definida de três formas de vista: mecânico, quando a força é responsável por alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo, fisiológico, quando a força é capaz de realizar tensão possuída pelo músculo ao ser ativado, e do esporte, quando a força é a manifestação externa que se faz da tensão interna, gerada no músculo ou grupo muscular em determinado período e velocidade.
A manifestação da força ocorre de acordo com a exigência física exigida, dependendo da tensão, velocidade, tipo de ativação ou contração produzida e composição do músculo. A força máxima corresponde ao maior valor de força produzido em uma contração voluntária isométrica (ANDERSEN; AAGAARD, 2006). Se a força produzida exceder a resistência, gera movimento e tem-se a força máxima dinâmica. Se a forma máxima não gerar movimento das articulações, considera-se força máxima isométrica (WEINECK, 2003).
...