Acido Desoxirribunucleico
Por: Bruna Venzke • 8/5/2016 • Seminário • 4.016 Palavras (17 Páginas) • 341 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOÃO DE DEUS NUNES
[pic 1]
DNA
BRUNA VENZKE
LARISSA BERGMANN
Canguçu, 2015
BRUNA VENZKE
LARISSA BERGMANN
DNA
Trabalho apresentado à disciplina de Seminário Integrado II, da Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus Nunes, orientado pelo professor Hilário Oliveira de Oliveira, para obtenção de nota parcial com vistas à aprovação no terceiro trimestre.
Canguçu, 2015
BANCA EXAMINADORA
________________________________________________
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
________________________________________________
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
________________________________________________
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
________________________________________________
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus, por nos conceder sabedoria e força de vontade para corrermos atrás de nossos objetivos com foco e realizando o trabalho com disposição e seriedade. Agradecemos ao professor Hilário pelo companheirismo, paciência e disponibilidade oferecidos, agradecemos também aos funcionários em geral, pelo acolhimento e acompanhamento durante o projeto de pesquisa e trabalho de campo. A nossa família, por nos apoiar e confiar cada dia mais, pelo carisma e atenção a cada detalhe.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DANOS OCASIONADOS AO DNA 6
3 MUTAÇÕES NAS CÉLULAS 8
4 TESTE DE DNA: PATERNIDADE DUVIDOSA 10
5 VÁRIAS FORMAS DO DNA 12
6 ONDE SE ENCONTRA O DNA NO CORPO 14
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 17
ANEXOS...................................................................................................................18
- INTRODUÇÃO
O ácido desoxirribonucleico (DNA) é um composto orgânico que coordena o desenvolvimento e o funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. Do ponto de vista químico, o DNA é um longo polímero de unidades simples de nucleotídeos, é a parte mais importante de uma célula, contém informações vitais que passam de uma geração a outra.
No primeiro capítulo o trabalho mostra os danos que são causados no DNA e quais são eles, explicando quais seus fatores de risco e quais atingem diretamente ou indiretamente uma célula.
No segundo capítulo a pesquisa mostra as diferentes mudanças que ocorrem no DNA, mostrando suas características e diferentes tipos.
No terceiro capítulo a pesquisa da ênfase ao teste de paternidade duvidosa, explicando o que necessita para fazer este teste e como é realizado.
No quarto capítulo é mostrado as diferentes formas do DNA e os tipos que compõem ele, citando suas características principais.
Por fim, no quinto capitulo mostra onde pode se encontrar o DNA e a diferença entre DNA nuclear e DNA mitocondrial.
Este trabalho foi feito com a intenção de que as pessoas saibam mais sobre o que “vive” dentro delas e entenda um pouco sobre o referente assunto tratado.
- DANOS OCASIONADOS AO DNA
Danos ao DNA podem ocasionar mutações, morte celular ou do organismo e podem ocorrer espontaneamente, esses efeitos são muito comuns na vida celular, induzem diversas respostas celulares, podem ser divididos entre danos à fita simples, e danos à fita dupla, esse tipo de efeito pode ser causado pela radiação Ionizante, agentes causadores de danos ao DNA, ondas com comprimento inferior a 400 nm, podem causar danos direto e indiretamente ao DNA. Segundo Dimenstein:
As doses de radiação não devem ser superiores aos limites estabelecidos pelas normas de radioproteção de cada país. Esses princípios não se aplica para limitações de dose ao paciente, mas sim para trabalhadores ocupacionalmente expostos à radiação ionizante e para o público em geral. (DIMENSTEIN, 2001).
Tipos de radiações:
- Radiações ionizantes: Tais como raio X e ondas gama apresentam alta energia e são capazes de penetrar facilmente em tecidos celulares, os principais efeitos da radiação ionizante no DNA são danos nos anéis, e perda de bases nitrogenadas e quebras em uma ou ambas fitas. (Segue em anexo “A” na página 18 a quebra das fitas).
- Radiações não ionizantes: Não possuem energia suficiente para liberação de elétrons e ao contrário das ionizantes não apresentam alto poder de penetração nos tecidos celulares, mas mesmo assim podem causar danos às moléculas de DNA, os raios ultravioletas são capazes de afetar indiretamente o DNA celular, causar quebras do DNA ou alteração em bases nitrogenadas. (Segue em anexo “B” na página 18 aos efeitos no DNA).
Alguns agentes químicos também podem causar danos, como: agentes Desaminantes, Alcilantes, Análogos de Bases, agentes Intercalantes e também os adultos de DNA.
- Danos por câncer:
Segundo Luiz Oliveira, entre câncer e estresse oxidativo, existem controvérsias em relação a envelhecimento e envelhecimento por radicais livres. Danos à um DNA, é a forma mais aceita pelas quais se perde o controle de uma célula, deformando e perdendo o ciclo do seu crescimento, e assim formando-a cancerígena. Então pode-se afirmar, que uma das razões para o desenvolvimento de câncer, principalmente o de pele, é causado pelo dano de um DNA, uma molécula que direciona e controla as células.
...