Aines E Aies
Pesquisas Acadêmicas: Aines E Aies. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhowfrancisco • 30/9/2014 • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 1.652 Visualizações
ANTI-INFLAMATÓRIOS
Os anti-inflamatórios são classificados em dois grandes grupos: Esteroides(AIEs), derivados de corticoides que inibem as prostaglandinas e proteínas ligadas ao processo inflamatório, e não-esteroides(AINEs), que diminuem o processo inflamatório e a dor.
Sendo o mecanismo de ação do AINEs, inibição da síntese de prostaglandinas (PG); inibe a COX-1 ou COX-2 ou ambas, impedindo a formação de PG; também antagonizam os receptores das PG; inibe prostaciclinas I2 (PI2) e citocinas como IL-1 e IL-6 (interleucinas); inibem a liberação de histamina dos mastócitos; inibem a migração de leucócitos PMN (polimorfonucleares) e monócitos, reduzindo a quimiotaxia; redução da permeabilidade capilar, diminuindo o edema e vermelhidão; inibem a liberação da PGE1 na área pré-óptica do hipotálamo anterior, inibindo o mecanismo da FEBRE.
E dos AIEs, inibição do fator de transcrição NF/kB (nuclear fator kB) através de glicocorticóide gerando efeitos antiinflamatórios e imunossupressores; inibição dos eventos inflamatórios; liberação de uma proteína denominada Lipocortina que promove a inibição da Fosfolipase A2.
Anti-inflamatório não esteroidais (AINEs)
Ácido acetil salicílico:
A forma não-ionizada é absorvida passivamente por difusão pelo TGI; mais de 50% ligam-se às albuminas plasmáticas; são metabolizados pelas enzimas hepáticas.
Excretados pelos rins através da filtração glomerular, secreção tubular e reabsorção tubular; são sensíveis ao pH da urina.
Indicações:
Efeito uricosúria: Nas doses acima de 5g/dia facilita a excreção de ácido úrico das articulações.
Efeito cardioaspirina:
Na dose de 100mg/dia apresenta efeito antitrombótico usado assim para prevenir doenças tromboembólicas. Isso se dá por inibição de Tromboxane A2 plaquetário.
Efeitos colaterais:
Dor, lesões e hemorragias gástricas: por inibição de PGE2 e PGI2.;
Urticárias e choque anafilático: hipersensibilidade; Alteração no tempo de coagulação.
Alteração no equilíbrio ácido-base: Hiperventilação pulmonar: maior consumo de O2 e maior produção de CO2: alcalose respiratória e aumento do pH sanguíneo.
Intoxicações graves: depressão do centro respiratório com diminuição ventilatória pulmonar, aumento de íons H+ no sangue, redução do pH sanguíneo e acidose respiratória.
Dipirona e Fenilbutazona.
São rapidamente absorvidas pelo TGI, metabolizadas pelo fígado e lentamente excretadas pelos rins;
Indicações:
Dipirona: Analgésico e antipirético. (NOVALGINA®)
Fenilbutazona: Analgésico, antipirético e antiinflamatório. (BUTAZONA®)
Podem ser indicados em pacientes com dengue não hemorrágica pois apresentam pouca influencia sobre TXA2 plaquetário.
Efeitos colaterais:
Dipirona:
Aplasia de medula e hipotensão grave (choque anafilático);
Síndrome de Stevens-Johnson: com aparecimento de eritema bolhoso, que acomete o tegumento e as mucosas oral, genital, anal e ocular – RARO
Paracetamol (TYLENOL®)
Indicações:
Analgésico e antipirético. Tratamento de escolha para infecções virais. Doses acima 7g/dia apresentam ação antiinflamatória (não usado na clínica pois essas doses são hepatotóxicas).
Efeitos colaterais: Hepatotoxicidade (após metabolização forma composto reativo N-acetil- p-benzoquinoniemina lesivo para célula hepática; Tratamento da hepato e nefrotoxicidade é feito com o antídoto N-acetilcisteína ou metionina VO, o aumento do glutation promove maior excreção da droga.
Diclofenaco de sódio (Voltaren®) e de potássio (Cataflan®).
Rapidamente absorvido por via oral e parenteral. O pico da concentração plasmática é alcançado dentro de 2 horas.
Indicações: Analgésico e antiinflamatório; o diclofenaco de sódio apresenta maior afinidade por tecidos musculares, articulares, cartilaginosos e ósseos e o diclofenaco de potássio por tecidos moles (ouvido, nariz e garganta).
Efeitos colaterais: Em altas doses, inibe a agregação plaquetária. Tem que haver precaução na administração com outros antiagregantes plaquetários e pacientes com dengue; úlceras, gastrites por inibição da PGE2 gástrica; evitar administrá-lo a crianças, hepatopatas, gestantes e lactantes; sangramento, ulceração ou perfuração da parede intestinal. Hepatotoxicidade: pode evoluir para hepatite tóxica com ou sem icterícia. induração no local da aplicação da injeção IM, abscesso e necrose local; deve administrar somente no gluteo.
Indometacina (Indocid®)
Indicações: Ação antiinflamatória, antitérmica e analgésica.
Efeitos colaterais: cefaléia, náuseas, vômitos, anorexia, dores abdominais, vertigens, leucopenia, hipersensibilidade; potente indutor enzimático assim cuidado na associação com outras drogas, pois pode diminuir sua meia-vida.
Ácido mefenâmico – PONSTAN®
Indicações: Antiinflamatório, analgésico e antipirético; indicado em mulheres com dismenorréia (cólica menstrual), pois inibi PGF2α uterina relaxando musculatura diminuindo cólicas.
Efeitos colaterais: cefaléias, tonturas, perturbações gastrointestinais (PGE2 gástrica), agranulocitoses e reações de hipersensibilidade.
Piroxicam (Feldene®), Tenoxicam (Tilatil®) e Meloxicam (Movatec®)
Indicações: Esses são indicados para inflamação reumática e não-reumática.
Efeitos colaterais: Provocam discrasias sanguíneas tais como púrpura, anemia, trombocitopenia e leucopenia; provocam lesões gástricas (inibe PGE2 gástrica), náuseas, vômitos, diarréia, gastrite.
...