Análise de Agua
Por: Junior131313 • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 438 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
AMILTON P. DE SOUZA JÚNIOR
Métodos de Análise de água Permitidos pelo Ministério da Saúde
Jacareí - SP
2015
AMILTON P. DE SOUZA JÚNIOR
Métodos de Análise de Água Permitidos pelo Ministério da Saúde
Trabalho apresentado à disciplina de Microbiologia
Prof. Elaine.
Jacareí - SP
2015
São diversas as metodologias de análise de água existentes. Algumas delas são:
Potenciometria: A alcalinidade da água é determinada pela presença dos íons hidróxido, carbonato e bicarbonato. É realizada pelo método potenciométrico, ou seja, com o auxílio do pHmetro, instrumento de laboratório que determina o pH de soluções. O pH ideal da água para consumo humano está entre 6,0 e 7,0.
Tubos múltiplos: É a mais ideal para a análise de coliformes (totais ou tolerantes) e E. Coli. Esta metodologia permite a quantificação por “número mais provável” de microrganismos e é dividida em duas fases sucessivas, uma presuntiva e outra confirmativa. E esta última só é realizada se houver resultado positivo na fase presuntiva. Na fase presuntiva é feita a homogeneização e tranferência de alíquotas e/ou diluições da amostra nos tubos de ensaio, contendo o tubo de Durhan, que serve para a coleta de gás, nessa fase o meiode cultura caldo lauril triptose. Os tubos são incubados à 35ºC por 48 horas, o resultado é positivo quando há coloração amarelada (reação ácida) ou liberação de gás.
Na fase confirmativa aplica-se o repique (tranferência de alíquotas com alça de platina) dos tubos presuntivos positivos para os tubos preparados como anteriormente, porém contendo o caldo verde brilhante. Os tubos são incubados à 35ºC por 48 horas e o resultado é positivo se houver liberação de gás.
A fase complementar serve para identificação dos coliformes termotolerantes, na qual faz-se o repique dos tubos presuntivos para outros tubos, desta vez contendo meio EC (deve ser feito simultaneamente com a fase confirmativa), que deverão ser encubados à 44ºC por 24 horas.
Essa metodologia também identifica a bactérica estreptococo, que pode causar infecções graves em mulheres grávidas e recém-nascidos.
Titulometria: serve para determinar a demanda química de oxigênio (DQO), que serve para identificar a concentração de compostos não biodegradáveis na água, que deve ser mínima para o consumo humano. Já nas águas industriais a concentração é maior.
Também serve para calcular o teor de cálcio, isso define se o que chama-se de água dura. Água dura é a água em que a concentração de cálcio (ou magnésio) é alta, causando danos à saúde das pessoas (como distúrbios intestinais temporários) e até mesmo às indústrias (entupindo tubulações).
Referências
Demanda Química de Oxigênio
Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/demanda-quimica-oxigenio.htm
Acessado em 14 de novembro de 2015.
Análises de coliformes por tubos múltiplos
Disponível em: https://bancadapronta.wordpress.com/2013/09/03/analises-de-coliformes-por-tubos-multiplos/
Acessado em 14 de novembro de 2015.
Métodos clássicos de análise de água
Disponível em: http://www.specanalitica.pt/metodos-classicos-de-analise-de-aguas
Acessado em 14 de novembro de 2015.
...