TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Feito na Área Urbana do Distrito de Sapucaia

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

A)O artigo feito na área urbana  do distrito de Sapucaia, município de Caratinga, Minas Gerais, teve como objetivo investigar a prevalência de esquistossomose mansônica e parasitoses intestinais nessa população.
Foram analisados vários fatores determinantes, como as condições socioeconômicas, comportamento da população junto á águas naturais, a associação entre a prevalência e a intensidade da infecção. A pesquisa foi realizada com 275 indivíduos.

B)A pesquisa foi realizada com a população urbana do Distrito de Sapucaia, no período de Dezembro de 2016 a outubro de 2017. A região de Sapucaia está localizada na parte sudoeste do Município de Caratinga, com a população estimada de 3.219 habitantes, no ano 2000 segundo o IBGE, 2000. Quanto aos aspectos físicos, a região possui as seguintes características: o clima é do tipo CWA de köeppen (Júnior et al.,2012), a hidrografia é representado pelos córrego Santa Cruz do Galho ou Sapucaia, córrego da Sobra e córrego do Manduca, e seu relevo é ocidentado.

A pesquisa foi feita com 275 pessoas, onde foi utilizado questionários individuais sobre as condições socieconômicas, foram consideradas algumas variáveis: idade, sexo, grau de instrução, tratamento e fonte de agua, esgoto, utilização da agua de rios para uso domestico, banhos em córregos e lagoas, pratica pesqueira, acometimento por parasitose, conhecimento do ciclo da esquistossomose, se a pessoa tem ou teve essa parasitose, conhecimento do sintoma e tratamento, conhecimento do risco de ser reinfectado.

Foi utilizado o método de Kato-Katy (Claves et al., 1979), onde os indivíduos receberam um pote plástico contento seu nome e numero de controle para a coleta das fezes. Foi separada uma lâmina de amostra de fezes de cada paciente, onde foi considerado positivo aqueles pacientes que apresentavam ovos esquistossomo mansoni e de outras parasitoses.

C)O exame parasitológico revelou que 7,3% dos homens estavam contaminados, contra 5,5% das mulheres, o que não significou uma diferença no percentual entre a positividade do teste e o sexo. O resultado da relação entre o grau de instrução e o percentual de positividade, também não foram relevantes, ocorrendo no entanto, tendência de valores maiores no grupo de indivíduos do 1 grau.

Com relação ao tipo de parasita e o percentual de positividade, houve maior ocorrência de 40% S.Mansoni, 28% de Ascaris Lumbricoides e 17% de Ancislotoma Duadenale, seguidos de 5% Enterobius Vermiculares, 2% Trichiurus e outros parasitos 8%.

Entre as faixas etárias e os tipos de parasitoses, ocorreu uma variação significativa. A Ascaridíase e a Esquistossomose foram as mais comuns nas maiorias das faixas etárias. A Esquistossomose alcançou o percentual mais elevado (13%) entre os pacientes de 25-33 anos. Já os indivíduos com 7-15 anos as mais frequentes foram ascaridíase (12%) e esquistossomose (9%), na faixa etária de 16 a 24 anos foram principalmente Ascaridíase (10%), e Ancilotomiase (6%) e Esquistossomose (6%).

A pesquisa identificou uma diferença considerável para os fatores relacionados com as condições de saneamento básico e os resultados do exame coproscópico, considerando também o tipo de parasita.

O exame apontou maior positividade para indivíduos que utilizavam agua de rios para uso domestico (15,7%), os que consomem agua sem tratamento (32%), indivíduos que não tem qualquer sistema de captação de esgoto (57,1%), e  para aqueles que tem contato com águas naturais e atividade pesqueira (16,9%). Ressaltando que esses mesmo indivíduos apresentam maiores percentuais para A.Lumbricoides e S.Mansoni. observou-se também maior incidência em relação á Ancilostomíase em indivíduos que vivem em ambientes onde o esgoto corre a céu aberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com