As Aves Morfologia
Por: Gustavopaschoal13 • 23/9/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 943 Palavras (4 Páginas) • 237 Visualizações
UNICSUL
Zoologia – Aves
Penas e suas composições:
As penas são formações cutâneas que conferem às aves aspecto característico.
Trata-se de elementos de sustentação, separados em intervalos bem definidos. Dependendo das diversas áreas do corpo em que se localizam, as penas variam em forma e tamanho. Todas, porém, apresentam as mesmas particularidades. O tubo transparente da base denomina-se canhão ou cálamo, que se encaixa na pele e de onde se projeta um eixo ou raque, no qual se inserem numerosos filamentos ou barbas. O conjunto de barbas forma o chamado vexilo. Das barbas partem filamentos menores, ou bárbulas, que se encaixam entre si e proporcionam grande resistência à pena.
Definições de um esqueleto aviano:
As aves podem ser classificadas de várias maneiras, usando critérios como hábitos alimentares, tipo de bico e de pé. Atualmente, há entre 25 e 30 ordens de aves, contendo cerca de 148 famílias. Podemos dividi-las em dois grupos: as Ratitas que são aves que não podem voar e as Carinatas são a maioria das aves, elas possuem carena e podem voar.
Entre as ordens mais conhecidas podemos citar:
[pic 1][pic 2]
Passeriformes: Essa ordem inclui a maioria das aves conhecidas popularmente como passarinhos. Formam a maior ordem dentro da classe das aves. Atualmente caracterizam-se por terem asas curtas e arredondadas ou longas, pontudas, e cauda que varia de curta a muito longa e são aves de pequeno e médio porte com plumagem colorida. Apresentam três artelhados voltados para frente e um para trás. Essa disposição dos dedos é uma adaptação que permite a essas aves agarrar-se aos galhos das árvores. Em geral, as aves passeriformes cantam. Ex. Galo Campina, Sabiá, Tico-tico, Bem-te-vi, Sanhaço, Pintassilgo canário, Andorinha e Pardal.
Reiformes: Esta ordem é caracterizada pelo grande porte e pelas asas de tamanho reduzido. Não é capaz de voar. Possuem três dedos em cada pé e não apresentam a cauda. Geralmente vivem em bandos e apresentam grande agilidade para correr e suas asas servem como uma espécie de leme, ajudando a ave a equilibrar-se e a mudar de direção. Ex. Avestruz e Ema.
Ciconiformes: Essa ordem reúne aves com pernas longas, pescoço comprido e bico grande. Alimentam-se principalmente de peixes e de outros animais aquáticos. Ex. Jaburu ou Tuiuiú, Garça Branca e Cegonha.
Anseriformes: São aves aquáticas e semiaquáticas de tamanho médio. Suas narinas são perfuradas e o bico achatado. Pernas curtas e dedos unidos por uma membrana facilitando o deslocamento na água. Ex. Marreco, Cisne, Pato e Gansos.
Psitaciformes: Aves com plumagem muito colorida e bico muito curto, forte e recurvado na ponta. As penas são curtas, a cabeça é proporcionalmente grande e o pescoço é grosso, são chamadas “trepadoras” pela forma característica com que se movimentam sobre os galhos. Ex. Arara, Papagaio e Periquito.
Galiformes: Aves terrestres com bicos curvos e curtos e asas curtas e arredondadas. A maioria das aves dessa ordem é capaz de realizar apenas vôos rápidos e de curta distancias. Várias espécies são domesticáveis e utilizadas como alimento pelo homem. Ex. Galinha, Peru, Faisão e Pavão.
Columbiformes: Aves com o bico pequeno, pernas curtas, papo desenvolvido, asas longas, pontudas e fracas. Ex. Pomba, Rolinha e a Juriti.
Falconiformes: Aves com bico e garras muito fortes e visão muito desenvolvida. São predadores, pois atacam outros animais para matá-los e comê-los. São conhecidas como aves de rapina. Ex. Carcará, Águia, Gavião, Harpia e Falcão.
...