Estudo da morfologia externa e do esqueleto das aves
Por: milenaribeirobio • 25/10/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 1.486 Palavras (6 Páginas) • 147 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
ALUNA: MILENA GABRIEL RIBEIRO
Estudo da morfologia externa e do esqueleto das aves
MORFOLOGIA EXTERNA:
Estude um pouco sobre a anatomia externa das aves em: https://academy.allaboutbirds.org/features/all-about-feathers/#what-is-unique-to-birds.php na seção “Tudo sobre penas” e em https://www.wikiaves.com.br/wiki/morfologia
Leia a seção “Morfologia externa - penas” de BENEDITO (2015) (p. 286).
- Explique a estrutura de uma pena de voo e como essa estrutura é modificada para formar os outros tipos de penas.
Uma pena é formada por uma porção plumácea, barbas, cálamo, raqui e uma porção penácea chamada de vexilo. A raqui que suporta várias barbas que estão arranjadas de modo paralelo e geralmente muito próxima, vindo de ambos os lados da raqui originando o vexilo. A barba acemelhasse a uma pena diminuta com vários filamentos paralelos, as barbulas, que ficam em cima das barbulas da barba vizinha formando um zigue-zague e se mantendo unidas e aderiadas por músculos ganchos. As filoplumas são penas filiformes e possuem poucas barbas e barbulas e estão distribuídas pontualmente pela estrutura corporal da ave, possui função sensorial, ajuda a conservar as penas de contorno no lugar harmonizando adequadamente ao voo. As plumas pulverulentas possui barbas em sua extremidade muito semelhante as plumas mas acabam se fragmentando quando crescem.
- As penas estão nas chamadas "regiões pterilas”, indicadas na figura 8.14, p. 286. Observe a figura e leia o texto correspondente. Usando o texto disponível em https:// www.euquerobiologia.com.br/site/wp-content/uploads/2016/01/6-Aves.pdf, identifique as subdivisões feitas pelos ornitólogos nas pterilas “capital", "alar" e "dorsal”.
A capital recobre a crista até a base do bico e a região posterior do crânio. Espinhal e dorsal recobre ao longo do dorso, do pescoço até a base da cauda, sendo dividido em dorso escapular, dorso pélvico e dorso caudal. A alar equivalem as remiges e sua cobertura.
- Quais as partes constituintes do bico? (https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/ Ensino_Fundamental/Animais_JD_Botanico/aves/aves_biologia_geral_bicos.htm). Leia também os slides.
O bico é constituído de duas partes, a mandíbula superior e a mandíbula inferior, sua forma varia conforme o hábito alimentar da ave, possuem também um cúlmem, rinoteca, gnatoteca, tomia e ranfoteca. Algumas especies possuem uma cera sobre a rinoteca indicando dimorfismo sexual.
- Com auxílio da página 296 do livro de BENEDITO, escreva um pouco sobre os tipos de bicos. Cite os nomes populares de 5 aves que você conhece e identifique os tipos de bico.
Podem ser robusto como nos pica-paus que escavam a madeira, largo e delicado que capturam pequenos insetos durante voo, forte e cônico como em pardais granívoros, afiado em gaviões que usam para matam suas presas juntamente com suas garras para cortar em pedaços, ou com margens serrilhadas para filtrar partículas na água. Bico em formato de gancho afiado usado para pegar peixes, em formato de arpão usado para perfurar o peixe, bicos bem longos usados para localizar invertebrados na lama e areia.
Martim-pescador: bicos longos ou em lança para fisgar ou arpoar
Tucano: longo, Largo e curvado para baixo
Beija-flor: finos e longos
Pica-pau: robustos que perfuram a madeira, longos e finos
Coruja: bico afiado, cortante e pesado
- Aproveite e busque no site “Wikiaves" a classificação taxonômica dessas aves aos níveis de ordem, família e espécie.
Tucano
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae
Espécie: Ramphastos vitellinus
Martim-pescador:
Ordem: Coraciformes
Família: Alcedinidae
Espécie: Megaceryle torquata
Beija-flor:
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae
Espécie: Aphantochroa cirrochloris
Pica-pau:
Ordem: Piciformes
Família: Picidae
Espécie: Celeus flavus
Coruja:
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Espécie: Atheneu cunicilaria
- Faça o mesmo para os pés dessas aves que você citou acima (identifique o tipo de pé). Quais outros tipos de pés as aves apresentam? Quais as suas funções? (https:// www.nutropica.com.br/blog/post/58); p. 292.
O pica-pau e o tucano possuem os pés zigodáctilos onde os pés onde o artelho dois e o três sao voltados para frente, o um, chamado de hálux e o quarto sao voltados para trás, o que permite a ave manusear alimentos, e alem disso facilitar a subida em troncos de árvores e barrancos verticais.
A coruja possui pés anisodactilo, onde os pés ficam distribuídos com três dedos para frente e um para trás, o hálux.
Os Beija-flores possui pés pamprodactilos, os dedos podem variar de posição, o primeiro e o quarto dedo podem se virar para frente, e dessa forma os quatro dedos ficam voltados para o mesmo lado.
O Martim pescador possui pés sindactilos, ou seja, quando dois ou mais artelhos são totalmente ou parcialmente fundidos por uma membrana entre eles, permitindo a essas aves cavar usando os pés como pás.
Um outro tipo de pé é o heterodactilo que apresentam dois dedos para frente e dois dedos para trás, assim como nos zigodáctilos, entretanto no heterodáctilo a ordem muda, sendo o três e o quatro para frente e o primeiro e o segundo para trás.
Zigodáctilos: podem subir em galhos, pegar alimentos assemelhando-se a mãos e levá-los a boca.
Anisodactilos: possibilita a habilidade de andar tanto em solo quanto empoleirar-se em galhos ou fios.
Pamprodactilos: as aves conseguem manter-se agarradas em posição vertical.
Sindactilos: torna os pés mais sólidos permitindo que as aves cavarem usando os pés como pás.
ESQUELETO:
Leia a seção “Morfologia interna e funcionamento geral - esqueleto” de BENEDITO (2015) (p. 290). Observe também os slides.
Faça também uma observação das partes do esqueleto das aves no site interativo: https://academy.allaboutbirds.org/features/birdanatomy/
...